Ao fazer uso da palavra, na primeira sessão ordinária do ano, a vereadora Daiani Maria (MDB) trouxe à Casa Legislativa suas felicitações à nova Mesa Diretora desejando sucesso e sabedoria para a condução dos trabalhos em 2022.

Externou sua satisfação na aprovação do Projeto de Lei nº 093 que autoriza a abertura de crédito suplementar para a construção da ciclovia na Rua Frederico Germano Haenssgen. Uma reivindicação antiga dos moradores, pedido protocolado por ela e pela colega Marni Ledur (MDB) em 2021. A obra terá seu início mediante verba federal, através do deputado Márcio Biolchi, na certeza de que Biolchi será parceiro até a conclusão da ciclovia enfatizando que o intuito da obra é facilitar e oferecer segurança aos que transitam pela rodovia.

“Trinta dias de recesso, mas não são trinta dias de férias”, enfatizou Daiani comentando suas visitas durante o mês de janeiro a prefeituras do litoral gaúcho. Procurando agregar conhecimento, uma de suas visitas foi à Prefeitura de Capão da Canoa, a qual foi recebida pela prefeita que, na oportunidade, apresentou diversos projetos desenvolvidos na causa animal. Registrando que atualmente não há ação efetiva em Cruzeiro do Sul com este enfoque, declarou que propostas serão apresentadas para esse fim ressaltando que a causa merece uma atenção especial.

Funcionários públicos apresentaram um abaixo-assinado reivindicando reajuste salarial, e na presença destes na sessão ordinária, a vereadora declarou seu apoio. Recordou seu pedido em 2021 requerendo reajuste da inflação no qual não obteve êxito em razão da Lei Complementar nº 173, mas acredita que este ano a realidade será diferente. Explanou sobre o documento apresentado pela colega Maisa Siebenborn (PDT) a respeito das conselheiras tutelares. Concordou que a remuneração é defasada diante do trabalho que elas exercem, destacando a complexidade do ofício e relembrando que até pouco tempo atrás, elas não tinham carro próprio, demanda sanada recentemente pelo Governo Federal. Sugeriu que a Casa abra espaço para as conselheiras explanarem aos vereadores e munícipes sobre o trabalho que realizam. Solicitou ainda a elaboração de um cronograma de reuniões com os secretários municipais a fim dos vereadores se inteirarem sobre ações, projetos e programas que estão sendo executados no intuito de disseminar as informações contribuindo com a população e com a Administração Municipal.

Falou do evento promovido pela UVB em dezembro 2021, onde a AVAT escolheu três vereadoras, de diferentes Municípios, para coordenar a AVAT Mulher, entre elas, Daiani Maria. Nesse sentido, em 31 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será realizado um evento voltado às vereadoras, com pauta direcionado à mulher, entre as presenças já confirmadas, estão a secretária Silvana e algumas deputadas estaduais.

Encerrou sua manifestação declarando que espera que seu pedido para informatização da Câmara cruzeirense seja atendido reforçando o lixo gerado a cada sessão legislativa colocando que é imprescindível oferecer bons exemplos à população.

Data de publicação: 07/02/2022