⠀⠀⠀⠀

A vereadora Daiani Maria (MDB), ao fazer uso do seu espaço, explanou sobre a Proposição que sugere que seja trabalhado nas escolas municipais de Cruzeiro do Sul, conteúdos sobre a cultura tradicionalista. Comentou que a ideia inicial era apresentar a proposta em forma de Projeto de Lei, porém, a cultura gaúcha está incluída na programação das escolas, no entanto, é trabalhada somente durante o mês de setembro. Nesse sentido, elaborou o documento com o intuito de viabilizar a criação de um programa que trate do assunto nos educandários durante todo o ano, em parceria com pessoas que fazem parte do tradicionalismo do município.

Quanto ao Projeto de Lei que expõe sobre o Proerd, considerou uma vitória de todos os vereadores já que a matéria é resultado de um Anteprojeto de Lei, encaminhado pelos legisladores ao Executivo Municipal. Parabenizou e agradeceu a Administração pela proposta. “Falar sobre drogas, falar sobre violência, fazer isso ser aqui na nossa cidade uma política pública, é algo de extrema importância”, enfatizou a vereadora, externando sua satisfação pela aprovação de um projeto que tem a probabilidade de contemplar todas as escolas do Município a partir do ano que vem.

A respeito da praça de pedágio de Cruzeiro do Sul, comunicou que a outorga foi retirada do novo modelo de concessão e o julgamento da proposta passa a ser pela menor tarifa. “Acredito que isso é uma vitória de todos, mas em especial da comunidade”, comentou a vereadora enfatizando que continuam empenhados para a realocação da praça, ou, a isenção no pagamento da tarifa para munícipes que tem sua área de terra dividida.

Sobre a consulta popular, informou que foi prorrogada até 15 de dezembro esclarecendo que trata-se de uma votação onde a população destina uma parte do investimento do orçamento estadual. Serão R$ 30 milhões, divididos em 28 regiões. Para votação, três projetos estão em pauta: o cicloturismo; programa de uso, manejo e conservação do solo e; recursos hídricos e o uso da água. Considerando que o Poder Legislativo divulgou a respeito, sugeriu que seja disponibilizado no site da prefeitura a fim de facilitar o acesso destacando que a participação das pessoas é muito importante por se tratar de um momento de decisão popular.

Quanto à reinauguração da Casa do Morro, parabenizou a Administração Municipal apontando que o local é um atrativo para Cruzeiro do Sul. “É o início de uma grande caminhada e de um grande atrativo que o nosso Município consegue oferecer ao Vale do Taquari”. Explanou sobre a inauguração da Praça Dona Laura a qual estava em obras há um bom tempo em razão da pandemia.

Sobre a Proposição de uma praça no bairro Glucostark, apresentada por Enilton Quadros, Daiani elogiou a proposta do colega recordando o pedido, apresentado pela vereadora Marni Ledur e por ela, para criação da “Rua de Lazer” no mesmo local. Afirmando que o bairro necessita de um ambiente de entretenimento, acredita que talvez consigam agregar ambas sugestões. Finalizou sua fala comentando que a “Rua de Lazer” ainda não está ocorrendo pela falta de uma pessoa da comunidade que fique responsável pelo fechamento da via.

Data de publicação: 08/12/2021