⠀⠀⠀⠀

Ao fazer uso do seu espaço, a vereadora Daiani Maria (MDB) iniciou seu discurso agradecendo a ginete Helena de Azevedo Pereira desejando sucesso a ela e a sua família.

Comentou sobre os documentos apresentados na sessão ordinária de 17 de novembro. Quanto à Proposição referente ao Programa de Recuperação de Espaços Esportivos e o Programa Ilumina RS, Daiani expôs que é uma grande oportunidade de investir em diversos parques e quadras, em diferentes pontos da cidade. No caso do Parque Poliesportivo, expôs que grandes melhorias e investimentos estão sendo feitos no local, mas essa oportunidade pode viabilizar um maior investimento mediante recursos que sejam contemplados de forma integral ou parcial pelo Governo do Estado. Acrescentou que o mesmo ocorre com o Programa Ilumina RS, o qual também pode ser útil na iluminação do Parque Poliesportivo oportunizando a utilização do espaço também na parte da noite.

Mencionou a visita de um vereador de Caxias do Sul que veio à região para fazer uma rota turística no Vale do Taquari, iniciando seu roteiro por Cruzeiro do Sul. Acompanhando o legislador, foram à Sério onde presenciaram a utilização de canecas de alumínio por todos os servidores da Prefeitura trazendo a sugestão para a Casa Legislativa. Daiani expôs que o prefeito de Sério apresentou em números o reflexo da ação, enfatizando a economia gerada tanto financeiramente, como na produção de lixo.

Falou sobre a questão do transporte público na zona rural e intermunicipal que tem afetado os munícipes. Diante da persistência do problema, sugeriu que promovam uma reunião com vereadores, empresas, Administração Municipal e demais interessados a fim de buscar uma solução afirmando que é impossível que essa situação persista já que munícipes estão negando emprego por falta de transporte.

Citou a reunião da Fetag-RS, a qual participou. Comentou que se deparou com uma situação bem complicada, destacando as dificuldades burocráticas que impedem a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Anunciou que a informação que tem, é que uma comissão será criada, juntamente com a Administração, para avaliarem e buscarem uma alternativa para essas pessoas.

Diante das manutenções que vem acontecendo em diversas ruas da cidade, a legisladora solicitou reparos na sinalização da Rua 28 de Setembro apontando o intenso fluxo no local. Concluiu sua explanação parabenizando a população cruzeirense pelos 58 anos da cidade mencionando a festa de aniversário em São Rafael e a reinauguração da Casa do Morro.

Data de publicação: 24/11/2021