A vereadora Daiani Maria (MDB), ao fazer uso da palavra na Tribuna Livre, falou sobre as Proposições que apresentou na última sessão ordinária, em 03 de novembro. A respeito da Proposição sugerindo o retorno das sessões em bairros e no interior do município, colocou que o calendário das sessões para 2022 está sendo elaborado e pediu para que estudem quanto à viabilidade dessa retomada. Julga ser importante dar oportunidade para as lideranças comunitárias se manifestarem a fim de entender melhor as demandas de cada lugar e, juntamente com o Executivo Municipal, estudar maneiras para sanar tais questões. Ir ao interior e escutar as comunidades é uma maneira de contribuir para uma sociedade melhor, sanar os problemas da população e auxiliar a Administração já que, nem sempre, ela tem total conhecimento dos fatos, menciona a vereadora.

Sobre a reativação das Sessões Mirins na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Daiani colocou que há cerca de 10 anos esse movimento não é realizado na cidade e acredita que a Casa Legislativa, Secretaria da Educação, comunidade escolar e Poder Executivo, em conjunto, conseguirão fazer um bom projeto. É urgente que o trabalho seja retomado com as crianças já que elas são o futuro da nação. “As nossas crianças são os líderes de amanhã”, enfatizando que é fundamental ensinar a função do político, o trabalho do vereador, o papel da Câmara de Vereadores a elas. Mencionou ainda que se as Câmaras Mirins tivessem existido antigamente, talvez hoje, em todo o país, teríamos vereadores mais comprometidos, cientes do seu papel, da sua função, protagonistas de suas demandas.

Parabenizou, mediante Moção elaborada pelo vereador Demétrios Karol Lorenzini e assinada pelos demais legisladores, a Helena de Azevedo Pereira, campeã do Freio Jovem na categoria Infantil A, elogiando sua performance em pista.

Findou sua fala, explanando sobre o encontro dos vereadores para tratar do Proerd com o tenente da Brigada Militar, Juliano Bidinoto, e a soldado Elizandra Schenkartczuk. Destacou a importância do projeto lamentando que o apoio do poder público é barrado pela burocracia. Levando em conta que anualmente precisam buscar patrocinadores, pediu à Administração que procure alternativa para contribuir com o programa.

Data de publicação: 09/11/2021