Daiani Maria (MDB), em pronunciamento na Tribuna Livre, mencionou o dia 19 de outubro, dia internacional do combate ao câncer de mama. Destacou que o Projeto de Lei elaborado pelas vereadoras da Casa, foi sancionado e, a partir de 2022, o Outubro Rosa e o Novembro Azul estarão no calendário oficial do Município com ações direcionadas às causas. Parabenizou as equipes de Saúde que aproveitaram o “Dia D” de vacinação, no sábado, para realizarem exames preventivos em mulheres com dificuldade de se deslocarem às unidades de saúde em horário comercial apontando que a procura não foi grande, mas da mesma forma, julgou a situação como positiva.

Destacou o evento na Boa Esperança Baixa com troca de sementes crioulas e a inauguração do Relógio Humano parabenizando todos os envolvidos. A ação nasceu do projeto “Mais Hortas nas Comunidades”, idealizado pela enfermeira Eveline Paim, juntamente com as agentes de saúde e com a comunidade local. Elogiou o Relógio Humano desejando que o projeto seja disseminado por toda a cidade já que visa a prevenção de doenças contribuindo para a diminuição de uso de medicamentos, redução de consultas médicas e aumento da qualidade de vida.

Falou sobre a visita de Juvir Costella, secretário de Logística e Transportes do Estado, e seu assessor, Fontana, que vieram retribuir a visita onde, na oportunidade, foi entregue o projeto para a ampliação de mais 3 quilômetros de asfalto na ERS-130. O encontro contou com a presença também do vice-prefeito João Celso Führ e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Leandro Johner. A comitiva foi até o local para que o secretário constatasse pessoalmente tal necessidade desejando que a Administração consiga essa melhoria.

Sobre o passeio ciclístico, parabenizou a ACICS e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, externando seu desejo de que tais ações continuem. Agradeceu a roçada na Rua Frederico Germano Haenssgen e elogiou demais obras de embelezamento pela cidade. Solicitou que a Mesa Diretora envie ofício ao Executivo Municipal para analisar a viabilidade de instalação da placa de “Eu amo Cruzeiro”.

Quanto ao Requerimento do colega Isidoro Weschenfelder sobre o abastecimento de água que está prejudicado no bairro Vila Célia, Daiani colocou que já havia protocolado um pedido sobre o assunto e elaborado um abaixo-assinado fazendo um apelo em relação à situação que vem causando prejuízos aos munícipes.

Sobre a Proposição elaborada por colegas vereadores para ajustes no Regimento Interno, Daiani apontou que já existe uma Resolução na Casa que já faz a previsão sugerida.

Para finalizar, colocou que há diversas vagas de emprego no Atacadão da cidade de Estrela, solicitando que a Administração se organize para que o recrutamento ocorra em Cruzeiro do Sul, sugerindo que se não há local adequado, que a seleção seja feita na Câmara de Vereadores.

Data de publicação: 27/10/2021