Daiani Maria (MDB), ao se manifestar na Tribuna Livre, expôs que se sente lisonjeada pelo fato de hoje, a Casa Legislativa contar com cinco vereadoras. Comemora o episódio diante de um cenário político que ainda é masculino, mas com gradativas mudanças, estimulando uma maior participação das mulheres.

Quanto ao Projeto de Lei a respeito do Outubro Rosa e Novembro Azul, declarou que por estarem em maioria, pensaram em uma proposta coletiva a fim de marcar esse fato. Ter essas situações no calendário oficial, dará respaldo para que no próximo ano sejam promovidas ações efetivas sobre tais assuntos, os quais precisam ser abordados e discutidos. Acredita que falar de prevenção com a comunidade é um papel do Poder Legislativo, como também do Executivo. “Quando a gente investe na prevenção, a gente não gasta na doença”, reforçou a vereadora enfatizando a importância de colocar em dia os exames preventivos.

Explanou sobre o Pedido de Informações à Administração sobre possíveis alterações nas marcações de exame. Via ofício, foi esclarecido que as autorizações estão ocorrendo até o dia 15 de cada mês, o que considerou uma boa opção oferecendo alternativa aos munícipes.

Quanto ao reforço da vacinação contra Covid-19, informou que a terceira dose está sendo aplicada em pessoas acima de 60 anos, a qual deve-se respeitar o intervalo de 6 meses da segunda aplicação. Pediu a colaboração da população, procurando as unidades de saúde.

Sobre a Proposição reivindicando trocadores nos banheiros públicos do município, expôs que em uma fase que tanto se fala em turismo, julga ser imprescindível o Município estar preparado para receber as pessoas acrescentando que a iniciativa é de baixo custo. Apontou também, a questão das placas com denominação de ruas sendo que em diversos pontos precisam de manutenção sugerindo para que esse projeto seja desenvolvido em parceria com as empresas.

Quanto ao pedido de mais uma quadra de areia no Parque Poliesportivo, declarou que a perspectiva é de que a solicitação seja atendida sugerindo que no verão, seja promovido um campeonato nessa modalidade.

Relatou que a falta de roçadas na Rua Frederico Germano Haenssgen é motivo de diversas reclamações e, na ausência do acostamento, espera-se, para uma maior segurança, que as beiras estejam limpas e roçadas.

Explanou sobre a reunião em Porto Alegre com o secretário extraordinário, Leonardo Busatto, para levar demanda do pedágio, assunto que vem sendo debatido e muito falado pelos vereadores. As negociações estão acontecendo e espera que tenham êxito. Na oportunidade, também foi protocolado o projeto da ERS-130 solicitando mais 3 Km de asfalto.

A vereadora encerrou seu manifesto falando sobre sua participação no curso da AVAT julgando ser de fundamental importância a capacitação.

Data de publicação: 13/10/2021