Demétrios Lorenzini (PL), presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, ao fazer uso do espaço reservado ao legislador, iniciou sua fala elogiando o trabalho que está sendo executado nas estradas municipais. Parabenizou a Administração, em especial, o secretário de Estradas, João Aloysio Puhl, e o vice-prefeito, João Celso Führ.

Novamente trouxe à Casa problemas relacionados ao lixo produzido no município, mediante a Proposição Nº 097. Lorenzini recordou que sempre destacou a importância da conscientização dos munícipes quanto ao descarte correto do lixo, porém muitas vezes a população não está tendo opção de descarte. Relatou que no acesso ao bairro São Rafael é recorrente encontrar resíduos jogados, apontando que muitas vezes a lixeira encontra-se quebrada, virada e entulhada afirmando que o serviço de recolhimento não está sendo prestado de forma efetiva. Sugeriu que no caso de o caminhão de lixo não passar conforme o cronograma, seja emitido um aviso para que os munícipes se reorganizem. Salientou que é preciso melhorar tal questão a qual vem gerando inúmeras reclamações.

Explanou sobre a prioridade no atendimento destinado a grupos específicos. Afirmou que em Cruzeiro do Sul há pessoas que não estão capacitadas para trabalhar em determinados atendimentos ao público. Recordou seu pedido em 2021, também apresentado este ano, para a capacitação de servidores públicos. Colocou que o servidor público, categoria que se enquadra, deve servir a população com educação, respeito e dedicação. Comentou que foi aprovado pelos vereadores a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista a fim de garantir atendimento prioritário aos autistas, condição que não está sendo cumprida na Saúde reafirmando a importância de um bom atendimento. Mencionando que há saldo financeiro positivo, sugeriu novamente a capacitação dos servidores públicos no intuito de beneficiar a todos mediante um atendimento de excelência. Pediu aos servidores da área da Saúde e seus superiores que se atentem a essas pequenas questões.

Sobre o modelo de concessão do pedágio, agradeceu aos que votaram contra. Solicitou a interferência do Ministério Público na gestão da EGR, a qual está ofertando um serviço deficiente ao Estado relatando a precariedade da RSC-453, situação que vem resultando em acidentes e prejuízos aos motoristas.

Ao encerrar seu discurso, o presidente da casa finalizou com a mensagem: “A felicidade não depende do que você é ou do que você tem, mas exclusivamente do que você pensa! ”.

Data de publicação: 25/08/2022