⠀⠀⠀⠀⠀


Na noite de ontem (03/08), os vereadores cruzeirenses promoveram novo encontro sob a presidência do legislador Demétrios Lorenzini (PL) a fim de apreciar matérias do Poder Executivo:
 
-PROJETO DE LEI Nº 143: Retirado
 
-PROJETO DE LEI Nº 144: permite o Poder Executivo Municipal a efetuar a transferência de propriedade de uma área de terra com a superfície de 3.202,86 m², localizada no Loteamento Industrial no Bairro Cascata, à empresa Bianchini Artefatos de Plástico Ltda. SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PROJETO DE LEI Nº 145: autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a concessão de uso de um terreno urbano, com superfície de 733,24 m², para ampliação das instalações da empresa Padaria Beamar Ltda, localizado no Loteamento Industrial, Bairro Cascata, em Cruzeiro do Sul, tendo em vista a iminente necessidade de espaço para estacionamento, área de manobra para veículos pesados e carga e descarga de produtos.
 
Em discussão à proposta, o legislador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) destacou a origem do estabelecimento considerando que é uma empresa vencedora levando o nome de Cruzeiro do Sul ao restante do Estado, o que traz um grande orgulho. Considerou justo os vereadores apoiarem a proposta contribuindo para a sua expansão. Desejou sucesso ao empreendimento agradecendo pelo número de empregos que a mesma gera.  
 
O presidente da Câmara de Vereadores, Demétrios Lorenzini (PL), explanou a respeito da inauguração do novo prédio que contou com a presença dos primeiros funcionários do empreendimento. Enalteceu que diante do anseio de expansão, o apoio é fundamental. Acrescentou a disponibilidade de vagas de emprego no Vale do Taquari enfatizando a necessidade de incentivar as empresas já fixadas no Município como, da mesma forma, as que tem interesse de se estabelecer em Cruzeiro do Sul. SITUAÇÃO: Aprovado
 
DOCUMENTOS APRESENTADAS PELOS EDIS
 
-INDICAÇÃO Nº 054: sugere que a Administração Municipal retire a placa que proíbe o estacionamento em frente à parada de ônibus na Rua Rubem Feldens, próximo ao Bar do Milton, sentido Lajeado/Cruzeiro do Sul. Justifica-se, ser um pedido dos munícipes pois com a placa os ônibus não param no ponto de ônibus pelo fato da mesma proibir parar e estacionar. AUTOR: Celso Batista dos Santos (PSDB)
 
-INDICAÇÃO Nº 055: indica à Administração Municipal que sejam adquiridas bandeiras oficiais do Município para doação às associações, entidades, grupos culturais e esportivos que necessitam.
Justifica-se tal pedido, o fato que quando há eventos, precisam solicitar o empréstimo da bandeira do Município de Cruzeiro do Sul para a Administração. Ressalta-se ainda, que os mesmos estão representando o Município, por isso a importância de o Poder Executivo fornecer a bandeira de forma permanente. AUTORA: Daniela Inês Sehn (MDB)
 
-INDICAÇÃO Nº 056: pede que a Administração Municipal coloque toldo de calçada até a entrada do posto de saúde na Rua Visconde do Rio Branco. Se possível colocar o toldo desde o início da calçada.
Esta é uma Indicação para atender solicitações de munícipes. Em dias chuvosos a população ao se deslocar para a unidade de saúde, tendo o toldo desde o cordão da calçada, evitará que os munícipes se molhem e fiquem doentes ou ainda mais doentes. Ressalta-se que é preciso trabalhar com a prevenção. AUTORA: Maisa Aparecida Siebenborn (PDT)
 
-INDICAÇÃO Nº 057: indica que a Administração Municipal estude a viabilidade de instalar uma parada de ônibus na Rua João Rafael Azambuja, logo acima da Câmara Mortuária, visto ser um pedido dos moradores, pois em dias de chuva, frio e sol, não tem onde se abrigarem. AUTORA: Cristiane de Oliveira Schneider (Progressistas)
 
-INDICAÇÃO Nº 058: pede que a Administração Municipal faça a pintura e sinalização no asfalto e colocação de placas de quebra-molas que estão faltando na Rua Frederico Germano Haenssgen. Justifica-se ser um pedido dos moradores e motoristas que trafegam na mesma, pois à noite e em dias de chuva fica difícil distinguir a via e o acostamento, podendo até ocorrer acidentes. AUTORA: Cristiane de Oliveira Schneider (Progressistas)
 
-INDICAÇÃO Nº 059: solicita que a Administração Municipal faça a poda da árvore na Rua Visconde do Rio Branco de esquina com a Dom Pedro II, em frente à casa do Sr. Paulo de Borba, já que a mesma está causando risco às pessoas que transitam na rua e à casa do solicitante. AUTOR: Isidoro José Weschenfelder (Progressistas)
 
-INDICAÇÃO Nº 060: indica que a Administração Municipal faça a instalação de uma luminária na Rua Primavera em frente à residência número 323. Justifica-se, pois existe rede baixa e poste, porém falta luminária, sendo que os moradores solicitantes sentem insegurança em consequência da escuridão. AUTOR: Isidoro José Weschenfelder (Progressistas)
 
-INDICAÇÃO Nº 061: solicita que a Administração Municipal faça a pintura e sinalização na Rua Nossa Senhora de Fátima e Rua 12 de Outubro, no Passo de Estrela. Justifica-se ser um pedido dos moradores e motoristas que trafegam nas referidas ruas. AUTORA: Marni Ediza Trentini Ledur (MDB)
 
-PROPOSIÇÃO Nº 084: solicita que a Administração Municipal estude a viabilidade de construção de uma quadra de areia para a prática de vôlei, no Bairro Glucostark. Justifica-se esse pedido, pelo motivo do aumento de adeptos à prática de vôlei de areia na cidade, surgindo a necessidade de mais uma quadra. Torna-se necessário ampliar e estimular a prática esportiva, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos munícipes. Também contribui para afastar as crianças e adolescentes de atividades que prejudicam o seu desenvolvimento. Além disso, o esporte promove o convívio social e auxilia no desempenho educacional dos estudantes. AUTORA: Daniela Inês Sehn (MDB) Situação: Aprovado
 
-PROPOSIÇÃO Nº 085: propõe que a Administração Municipal faça a iluminação no Parque Poliesportivo com refletores LED que mudam de cor, fazendo uma iluminação que além de trazer mais segurança aos frequentadores, embelezará o local, destacando as árvores e demais plantas.
Essa iluminação pode ser utilizada como mais uma ferramenta para dar destaque às campanhas que acontecem no município, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul. AUTORA: Daniela Inês Sehn (MDB) SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PROPOSIÇÃO Nº 086: reivindica que a Administração Municipal proceda na criação de uma central de Achados e Perdidos no Município. Essa central teria a finalidade de facilitar os munícipes reaver pertences e documentos perdidos. Todos os documentos e objetos entregues na central deverão ser cadastrados com data de entrada e a entrega realizada mediante identificação e solicitação por escrito. Este cadastro deverá ser feito por uma Secretaria de Governo e deve ficar disponível no site da Prefeitura.
Esta é uma proposta que visa solucionar os problemas relativos a procura e devolução de objetos e documentos perdidos na cidade. AUTORA: Maisa Aparecida Siebenborn (PDT) SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PROPOSIÇÃO Nº 087: solicita que a Administração Municipal efetue a retirada de entulhos, colocação de material e boca de lobo na Rua Irmão Werle, além de mais uma boca de lobo na esquina com a Rua Mario Antônio Zart. Justifica-se ser um pedido da empresa Essenza que está se instalando na mesma pois comprou e fez terraplanagem por conta própria. AUTORA: Cristiane de Oliveira Schneider (Progressistas)
 
A autora acrescentou verbalmente que, segundo o proprietário, o material está sendo solicitado há mais de três meses, mas sem sucesso. SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PROPOSIÇÃO Nº 088: pede que a Administração Municipal encaminhe, em caráter de emergência, o empenho que autorize a manutenção do caminhão que transporta os dejetos orgânicos. Este caminhão está parado há muito tempo, bem como o seu motorista.
As justificativas para tal proposta são várias. A principal é que os produtores que eram atendidos por este serviço clamam por uma solução para o problema. Outra é que a prefeitura está pagando um motorista para não dirigir. Em visita ao Parque de Máquinas eu mesmo, juntamente com os demais vereadores presentes, comprovamos isso. Segundo informações que se tem, o valor inicial para a manutenção girava em torno de R$ 26 mil. Hoje se gasta por dia, com maquinário terceirizado fazendo estradas e outros serviços, como por exemplo, triturando galhos verdes, quase o dobro. Essa é mais uma justificativa para que seja autorizado o quanto antes.
Caso seja intenção do Executivo não oferecer mais este serviço, solicito que informe ao produtor sobre o fim do serviço, possibilitando ao mesmo buscar outras alternativas. AUTOR: Demétrios Karol Lorenzini (PL) SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PROPOSIÇÃO Nº 089: reivindica que a Administração Municipal faça uma praça de recreação com um campo de vôlei de areia e brinquedos como balanços, escorregador, gangorra e minicampo de futebol na Rua Ernesto Alfredo Trapp, Vila Rosa, sob matrícula número 2948, área de recreação pública. Justifica-se tal pedido, visto que no bairro residem muitas crianças que não tem local apropriado para brincar, sendo que as mesmas estão sempre brincando nas ruas causando insegurança aos pais. AUTOR: Isidoro José Weschenfelder (Progressistas)
 
Weschenfelder recordou que em gestão passada já havia reivindicado tal melhoria e que, mesmo a ideia sendo bem aceita, o pedido não foi atendido. Relatou a situação verídica de uma criança que ficava pela rua brincando enquanto a mãe trabalhava resultando em atropelamento. Externou o quanto é satisfatório ver as crianças brincando em praças, no Parque Poliesportivo e frequentando as escolas de esportes no centro da cidade, mas o mesmo não acontece com quem mora no interior. Esclareceu que a área citada pertence ao Poder Público e que a concretização da praça é um serviço fácil de realizar. Recordou que esse tipo de solicitação é recorrente na Casa pedindo encarecidamente ao Executivo Municipal que atenda os pedidos já que são provenientes de pais preocupados com a segurança de seus filhos. O intuito do documento é retirar as crianças das ruas apontando o crescimento no número de veículos no Município e, consequentemente, os riscos. SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PROPOSIÇÃO Nº 090: pede que a Administração Municipal faça a instalação de placas com limite de velocidade na Boa Esperança Baixa, curva que dá acesso a empresa Multipeixes, visto que é uma solicitação de moradores locais, apontando que não há segurança ao ingressar ou sair da referida rua em razão da alta velocidade dos veículos. AUTOR: Isidoro José Weschenfelder (Progressistas)
 
O vereador registrou que na sua percepção, o quesito placas de identificação de ruas e bairros não deveria ser teor de pedidos dos vereadores já que acredita que todas as vias deveriam ser identificadas. Quanto a sua Proposição, segundo um morador local, a manutenção executada na via resultou na alta velocidade dos veículos. Acrescentou que o documento visa ofertar segurança aos que pelo local transitam e lá residem. SITUAÇÃO: Aprovado
 
-REQUERIMENTO Nº007: reivindica ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores que envie ofício à empresa Ereno Dörr Transportes solicitando que o transporte de Lajeado/Cruzeiro do Sul passe 30 minutos antes do horário atual, que hoje é às 18:30 hrs. O referido pedido é pelo fato dos munícipes que utilizam esse transporte ficam muito tempo aguardando, pois saem do trabalho em torno das 17:30 hrs. AUTORA: Vanessa de Jesus (PSDB) SITUAÇÃO: Aprovado
 
-PEDIDO DE INFORMAÇÕES Nº 006: solicita que a Administração Municipal esclareça o motivo da demora do término do asfalto e calçada na Rua João Schardong, Bairro Passo de Estrela, sendo esse um questionamento dos moradores. AUTORA: Cristiane de Oliveira Schneider (Progressistas) SITUAÇÃO: Aprovado             
 
A próxima sessão ordinária do Legislativo cruzeirense será no próximo dia 17.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 04/08/2022

Créditos: Joseane Scheibel

Créditos das Fotos: Joseane Scheibel

Compartilhe!