O presidente da Casa Legislativa, o vereador Demétrios Karol Lorenzini (PL), iniciou seu pronunciamento na última sessão ordinária (04/05), parabenizando os colegas que estiveram em Brasília, onde buscaram e adquiriram muito conhecimento. Relatou que sua experiência com cursos pela região já foi possível compreender o quanto esses eventos são válidos oferecendo várias experiências.

Sempre expôs na Casa que elogiar é preciso, mas quando críticas são necessárias, também é preciso fazê-las, relatando as inúmeras demandas a respeito das estradas. Fala-se dos operadores, do Parque de Máquinas, dos maquinários, salientando que é preciso oferecer estrutura ao trabalhador, sendo fundamental ter um planejamento estratégico. Acredita que é imprescindível realizar uma visita ao Parque de Máquinas, no intuito de efetuar um levantamento e, a partir disso, analisar como o Poder Legislativo poderá contribuir.

Explanou sobre uma grande conquista, solicitada por ele em agosto de 2021, através da Proposição Nº 102, para a aquisição de computadores para a Casa, pedido reforçado este ano pela legisladora Daiani Maria. Esclareceu que na época não foi possível colocar a ideia em prática, mas agora, à frente da Mesa Diretora, o pedido se concretizou. Com gasto de, em média, 500 folhas por sessão, registrou que o fato é inviável, principalmente por questões ambientais. Esclareceu que os computadores são patrimônio da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, permanecendo com o legislador até o fim do seu mandato, mediante contrato de comodato.

Destacou o pedido dele e da vereadora Vanessa de Jesus (PSDB) ao deputado Maurício Dziedricki pleiteando uma escavadeira hidráulica e um caminhão pipa para o Município. Relatou que receberam retorno sendo informados que a solicitação será analisada, esperando que sejam contemplados.

Em 28 de abril, participou de uma reunião com a assessoria do deputado Giovani Cherini que trabalha pela saúde, especialmente na prevenção. Dentre alguns recursos que Cruzeiro do Sul já foi beneficiado pelo deputado, Lorenzini recordou a verba de R$ 100 mil para a Saúde encaminhada este ano. Percebendo que o Município tem interesse na prevenção, Cruzeiro do Sul poderá, em 23 de maio, ser contemplado com mais R$ 150 mil para a área da Saúde.

Em fala direcionada à comunidade de São Rafael, compartilhou com a população o depósito da primeira parte do montante destinado à pavimentação asfáltica do programa do Governo do Estado.

Expondo que as mesmas demandas são apresentadas para mais de um vereador, além de elogiar a atitude e destacar a importância do feito, falou a respeito da retomada dos atendimentos no gabinete odontológico da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael, sugestão apresentada pelas vereadoras Marni Ledur e Daiani Maria. Lorenzini expôs que atualmente o gabinete está desativado, mas certamente com o engajamento dos vereadores, demonstrando o quanto o gabinete é importante para a comunidade, ele voltará à ativa. Divulgou que o espaço já foi aprovado pela Vigilância Sanitária, faltando apenas, o profissional para os atendimentos odontológicos serem retomados.  Colocando que há atribuições inerentes à função, sugeriu o manejo de um dos dois profissionais que atuam no posto de saúde do Passo de Estrela, acrescentando que quando se é contratado pelo Município, o servidor precisa atuar onde houver demanda. Agradeceu a comunidade pelo fato de trazer a questão aos vereadores afirmando que os edis estão trabalhando em conjunto.

Findou sua explanação homenageando as genitoras pela passagem do Dia das Mães, desejando a todos uma semana com positividade e alegria.

Data de publicação: 12/05/2022