O vereador Isidoro José Weschenfelder (Progressistas) iniciou sua fala na Casa explanando sobre a Proposição Nº 123, de sua autoria, onde reivindica a canalização de água na Rua da Bica. O legislador explicou que a água é captada em uma estrutura de pedra de areia, sem tratamento adequado e, em determinados períodos do ano, as famílias ficam sem água apontando que dentre os dezessete moradores, cinco são crianças. Ressaltou a dificuldade diária que esses cruzeirenses enfrentam e o papel fundamental do vereador que, em caminhadas pelo município, detectam as demandas do povo. Solicitou que se o investimento não for efetuado pela companhia, que o Executivo Municipal faça o serviço. Salientou que desde 2010 a água é um direito de todos e um dever do Estado. Agradeceu as pessoas que o procuraram para levar o assunto, agradeceu a recepção dos moradores e colocou aos munícipes que tiver alguma necessidade em seu bairro, que contate os vereadores.

Durante as visitas que realiza aos bairros de Cruzeiro do Sul mensalmente, constatou a situação do Loteamento Estrela do Sul. Colocou que o mesmo se encontra abandonado, em precárias condições, com vegetação alta, lixeiras estragadas, barro e buracos na via. Pediu urgentemente a atenção da Administração e lamentou o cenário.

Elogiou o trabalho realizado nas estradas municipais da Boa Esperança e Linha Sítio, com o alargamento de algumas estradas principais e colocação de material. Parabenizou a Administração.

Diante do seu pedido para que fosse enviado um ofício ao Daer para tomarem providências em relação à precariedade da RS-130, Weschenfelder relatou que procurou o departamento para conversar a respeito, e constatou o recebimento do ofício agradecendo os colegas pelo apoio. Apontou a operação tapa buraco realizada na via concluindo que a ação não resolverá o problema afirmando que continuará buscando soluções. Sugeriu aos colegas a ideia de reivindicarem uma ciclovia na rodovia.

Quanto ao pedido referente aos quebra-molas recentemente instalados pela cidade, Isidoro acredita que o da Rua Frederico Germano Haenssgen é o que mais diverge da altura permitida pela norma, o que vem gerando reclamações por parte dos munícipes. Segundo o responsável pelo setor de Trânsito, iniciativas já estão sendo tomadas. Weschenfelder sugeriu no lugar destes mecanismos, a construção de faixas elevadas.

Parabenizou o trabalho do suplente de vereador Márcio Noll durante sua atuação na Casa Legislativa, no mês de outubro. Colocou que Noll sempre atua em prol da comunidade, e apresentou bons pedidos. Agradeceu o empenho do colega.

Concluiu seu pronunciamento falando a respeito das Eleições 2022. Apontou que é preciso respeitar as opiniões alheias e expôs que o processo eleitoral provocou uma reflexão sobre os feitos na vereança, afirmando que os membros do Legislativo Municipal estão executando um ótimo trabalho.

Data de publicação: 09/11/2022