O legislador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) iniciou seu manifesto falando a respeito da RS-130. Registrou que não é de seu conhecimento, o acordo entre Município e Daer. Sobre as condições do trecho de Bom Fim a São Miguel, acredita que as piores condições são as atuais. Solicitou ao Executivo Municipal, uma reavaliação a respeito.

Pediu à Administração, o encaminhamento de ofício ao Daer solicitando o capeamento asfáltico da RS-130, entre o Bairro das Nações e a entrada da Linha Primavera, em razão dos inúmeros buracos existentes no trecho. Acrescentou que a alteração da rodovia vem causando o desnível pelo fluxo de caminhões, considerando um grande problema aos condutores.

Solicitou ao Executivo Municipal um relatório do maquinário. O documento deve citar quais máquinas estão danificadas, o que é preciso fazer e qual será a ação tomada pelo Executivo alegando as inúmeras queixas de munícipes de diferentes localidades. Mencionou relatos de servidores do Parque de Máquinas e sobre suas visitas ao local, convidando os demais vereadores para realizarem uma visita conjunta a fim de avaliar a situação.

Reivindicou ainda, uma atenção especial aos serviços de poda de árvores e roçada por parte do Município, especialmente na Linha Primavera e Bom Fim, relatando que as colheitadeiras e tratores estão sofrendo avarias em consequência de arranhões gerados pelos galhos de árvores.

Explanou sobre sua viagem a Brasília. Destacou a intensa troca de conhecimento proporcionada pelo curso, com participação de legisladores de todo o Brasil. Registrou que o deslocamento não é um custo para o Município, e sim, um benefício, engradecendo os legisladores com ideias e troca de informações. Falou da sua satisfação e honra por ter sido escolhido para representar o estado do Rio Grande do Sul em uma carta destinada ao presidente da República reivindicando melhorias para o país. Salientou que trabalhou na capital federal, entre outras situações, pela valorização do agricultor- mediante políticas de incentivo à agricultura e financiamentos, pelo reconhecimento do professor e maior investimento na Saúde.

Agradeceu o senador Luis Carlos Heinze que já destinou em torno de R$ 250 mil a Cruzeiro do Sul neste ano e sinalizou o envio de outras emendas. Agradeceu a empresa Haenssgen que disponibilizou produtos para serem entregues na capital federal. Além dos chocolates, também distribuíram produtos da agroindústria.

Weschenfelder concluiu sua fala proferindo acerca dos atendimentos prestados pelo Hospital São Gabriel Arcanjo. Expôs relatos de pessoas que aguardaram atendimento médico por 5- 6 horas, sendo que algumas delas, desistiram do socorro, e registrou que estão buscando solução. Salientou que estão contribuindo gradativamente com algumas melhorias, citando o aumento de repasses à instituição. Enfatizou que o Município não é responsável pela entidade, tão pouco os vereadores, mas sim, podem cobrar o seu bom funcionamento. Como vereador, reiterou que estão se empenhando em busca de uma solução sugerindo a contratação de mais um médico afim de desafogar em momentos críticos.

Data de publicação: 12/05/2022