O vereador Isidoro José Weschenfelder (Progressistas), após os devidos cumprimentos, prestou suas condolências à colega Maisa Siebenborn pela perda da mãe, a Dona Mosa, como também, aos familiares de Elaine Schneider destacando a dedicação de Elaine.

Falou sobre um projeto detalhado de pavimentação da ERS-130 entregue à Administração, que contempla o trecho entre a Curva do Canivete e o Bom Fim. Agradeceu a todos que participaram do abaixo-assinado que obteve cerca de 600 assinaturas, em especial, a munícipe Ielda Gorgen que esteve à frente do recolhimento dos nomes. Registrou que no trajeto de 8,5 Km há muitos empreendedores, avicultores, suinocultores, produtores de grãos, além da Lagoa Crispim. Afirmou que diante da apresentação da proposta aos demais vereadores, a ideia foi acatada sendo o próximo passo, após o seu aperfeiçoamento, levar o projeto ao Ministério do Desenvolvimento e Turismo, em Brasília.

Agradeceu ao colega Gustavo Richter por ter aceito apresentar em conjunto o documento a respeito da capela mortuária no Passo de Estrela afirmando que Richter vem trabalhando nessa situação desde a gestão passada. Afirmou que se empenharão para que a proposta saia do papel.

Explanou sobre as reclamações a respeito da demora no atendimento do Hospital São Gabriel Arcanjo. Em contato com o diretor da entidade e mediante visita à casa de saúde, Isidoro constatou que a grande demanda é em razão do surto de dengue. Recordou que os vereadores já promoveram reuniões para tratar a respeito dos atendimentos hospitalares e cogitou que talvez a resolução esteja na contratação de mais um médico.

A respeito da Indicação pedindo a colocação de cinco canos de esgoto e aterramento na Rua Balduíno Mallmann com a Adelino da Silva, na Vila Célia, o vereador recordou que apresentou o pedido em 2021, a qual não foi atendido. Solicitou ainda a instalação de um poste de iluminação no local para garantir a segurança dos munícipes.

Sobre o Projeto de Lei quanto a obrigatoriedade de realização de exames de acuidade visual nas escolas e creches do Município, julga que é uma questão de qualidade de vida e de educação afirmando que se dedicarão para que o mesmo seja colocado em prática.

Findou seu discurso comunicando que participará, juntamente com os colegas José André Schmitt, Marni Ledur e Daiani Maria, da Marcha dos Legislativos Municipais, em Brasília, onde aproveitarão a oportunidade para entregar emendas solicitando melhorias para Cruzeiro do Sul. Dentre os pedidos formulados, está a reinvindicação de um caminhão pipa, caminhão munck e pedidos de pavimentação.

Data de publicação: 28/04/2022