Ao fazer uso da palavra, o vereador Isidoro José Weschenfelder (Progressistas) iniciou sua fala parabenizando os cruzeirenses pelos 58 anos de Cruzeiro do Sul comemorado em 22 de novembro. “Aqui tem gente que trabalha, gente que empreende, gente que luta, que cria sua família com dignidade”, destacou Weschenfelder.

Falou sobre a Proposição da colega Maisa Siebenborn que trata da criação da Casa do Artesão. Parabenizou a colega pela iniciativa e colocou que, na sua percepção, acredita que o local mais adequado seja na Casa do Morro o que possibilitaria a exposição de produtos da agricultura familiar, de artesanatos, pinturas e, além de valorizar o local, divulgaria os produtos da cidade e a sua comercialização. Diante da revitalização da Casa do Morro, o vereador elogiou a beleza do monumento e aproveitou a oportunidade para parabenizar os envolvidos.

Ante o pedido de licença do legislador, o mesmo esclareceu que o seu afastamento sé dá com o objetivo de abrir espaço aos colegas de partido, nesse caso, para o suplente de vereador, Jair Eckhardt, que assumirá sua cadeira no Legislativo durante o mês de dezembro.

Sobre sua solicitação a respeito da divulgação dos pregões eletrônicos, o vereador reforçou que não é obrigação da Administração fazer uma carta convite aos comerciantes locais. Mas, sugeriu que seja publicado todos os editais de pregões e licitações no Jornal de Cruzeiro a fim de divulgar os processos e valorizar o comércio local.

Sobre o pregão de outubro, frisou a discrepância de valores de alguns produtos entre a cotação de tabela de mercado da cidade e os estipulados pelo ganhador do processo, salientando que seu objetivo não é apontar erros e sim demonstrar que em Cruzeiro do Sul há preços competitivos. Com a divulgação no jornal, além de oportunizar os comerciantes locais a participarem, ainda poderá gerar economia ao Município reforçando que todo o processo realizado pela Administração está dentro da lei. Relatou que além de questionamentos sobre os valores, também o indagaram quanto às quantidades, exemplificando a quantia de alguns itens como 150 unidades de lavatórios de louça/pia, 1500 sacos de rejunte, entre outros.

Finalizou sua explanação apontando que, com o levantamento da diferença de valores, o Município poderia ter tido uma economia de mais de R$ 300 mil, o que viabilizaria investimentos em maquinários, aquisição de veículos novos e pavimentação.

Data de publicação: 23/11/2021