⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Maisa Aparecida Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Casa Legislativa, mencionou seu pedido para que a Administração contate o Daer, o mais rápido possível, reivindicando que o material retirado da RSC-453, a qual está sendo recuperada, seja liberado e destinado ao bairro Bom Fim, na via em direção à Escola São Felipe. Destacou o intenso fluxo de caminhões neste trecho gerando problemas aos moradores que enfrentam a poeira, interferindo no cotidiano das pessoas e prejudicando a saúde. A utilização deste material, segundo a vereadora material de boa qualidade e que pode ser doado apenas para utilização em vias públicas, proporcionará a redução considerável de poeira propiciando maior qualidade de vida aos moradores locais.

Quanto à Indicação para a substituição de lâmpadas queimadas no Parque Industrial, localizado no Bairro São Rafael, a legisladora pediu urgência no atendimento do pedido alegando que iluminação é sinônimo de segurança. Julga ser inaceitável um local com inúmeras empresas instaladas, gerando emprego e riquezas, tenha deficiência na iluminação pública.

Encaminhou ainda o Pedido de Informações à Administração Municipal questionando sobre o prazo para início das obras de recuperação da pavimentação das ruas no Parque Industrial. Destacou a importância do local que gera riquezas, impostos ao Município e empregos aos cruzeirenses lamentando a precariedade das vias, acrescentando que este é um problema antigo. Registrou que é momento de tomar uma atitude a fim de causar aos que por lá transitam, admiração para que concluam que Cruzeiro do Sul é um lugar bom para se investir e viver bem.

Falou sobre a estiagem que assola a região. Sendo o terceiro ano consecutivo que Cruzeiro do Sul enfrenta a seca, apontou que Cruzeiro do Sul decretou estado de emergência em razão das perdas na agricultura. “É muito triste fazer investimentos, trabalhar, suar, acreditar e o tempo não ajudar. Não regar a plantação, murchar, encolher e nada produzir”, lamentou a vereadora. Recordou que em 2022 o Governo Estadual forneceu apoio e incentivo aos agricultores atingidos, sendo a ajuda essencial nos momentos difíceis e espera que o mesmo ocorra este ano, que a classe receba apoio tanto do Governo do Estado, como do Governo Municipal apontando que a Administração tem disponibilizado maquinário para minimizar a falta de água.

Comentou sobre a reunião promovida entre Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria da Agricultura de Cruzeiro do Sul para elaboração do laudo referente às perdas na Agricultura, cerca de R$ 37 milhões. Diante do número assustador, afirmou que oferecer apoio à classe que tanto produz e coloca alimento em nossas mesas, é fundamental. “Agora é hora de olharmos pela nossa Agricultura”, destacou Maisa.

Expôs que Cruzeiro do Sul atualmente conta com sete escolas de educação infantil, sete escolas de ensino fundamental e um projeto, totalizando aproximadamente 1.500 alunos que no último dia 22 retornaram às aulas. Explanou a respeito da importância do estudo declarando que futuramente serão essas crianças que administrarão o Município, as indústrias, os comércios e serviços. Findou sua explanação desejando um bom ano letivo a todos, de muito conhecimento, estudos, conquistas e crescimento.

Data de publicação: 23/02/2023