Ao se pronunciar na Tribuna Livre, a vereadora Maisa Siebenborn (PDT) apontou que os maiores problemas vivenciados atualmente no município em relação a cães e gatos, são o abandono e maus tratos, problemas estes, agravados pelo crescente aumento populacional tanto de animais em situação de rua, como os que possuem um lar, mas que estão procriando de maneira indiscriminada. Acredita que a solução seja a castração, enfatizando que, em momentos de crise e o elevado custo de um médico veterinário acaba tornando o procedimento inviável para muitas famílias. Nesse sentido, protocolou o Anteprojeto de Lei para que a Administração Municipal anexe junto ao carnê de IPTU, um boleto bancário sugerindo contribuição voluntária, de qualquer valor, destinada à causa animal, no intuito de promover campanhas de conscientização, castração, atendimento médico veterinário. Na sua percepção, considera a proposta um progresso para amenizar o sofrimento dos animais visando promover o seu amparo, proteção e bem-estar.

Parabenizou o Executivo Municipal pelo convênio com o Estado, no valor de R$ 30 mil, com contrapartida do Município de R$ 12 mil, visando castrações mediante procedimento cirúrgico em cães e gatos. Acredita que o convênio certamente contribuirá para minimizar os problemas de abandono e maus tratos.

Maisa apontou o aumento de baratas na cidade destacando que as altas temperaturas estão diretamente relacionadas com a reprodução mais ágil desses insetos, saindo de bueiros e bocas de lobo invadindo casas e comércios. Diante dos fatos, solicitou à Administração a dedetização nas bocas de lobo e bueiros para amenizar tal problema enfatizando que eles são transmissores de diversas doenças.

Parabenizou a família de José Flavio Wilgen (in memorian) pelo descerramento da foto no memorial da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul. O homenageado atuou por cinco mandatos na Casa, trabalhando em prol dos cruzeirenses considerando a homenagem como justa.

Parabenizou a empresa Bellin Mangueiras e Separadores pela aprovação da concessão de uso de um terreno no Distrito Industrial para instalação da empresa. Desejou sucesso ao empreendimento na nova etapa.

Parabenizou a família de João Antonio Luiz De Souza (in memorian) pela bela e merecida homenagem de iniciativa do vereador Celso dos Santos. “João Grande”, como era conhecido, foi o primeiro morador dessa rua que recebeu o seu nome, apontando o respeito dos munícipes para com ele pela conduta correta que sempre manteve e pela bela família que formou em Cruzeiro do Sul.

Parabenizou o presidente Demétrios Lorenzini (PL) pela bela gestão durante sua presidência. “Um trabalho justo e democrático, onde trabalhou visando sempre o melhor para nosso Município”. Agradece-o pela parceria afirmando que foi um privilégio para ela fazer parte da Mesa Diretora sob sua coordenação. Desejou sorte à colega Daiani Maria (MDB) no mandato de 2023.

Registrando que estão na última sessão de 2022, a legisladora colocou que foi um ano de bastante trabalho e aprendizado afirmando que trabalhar em prol da comunidade cruzeirense, lhe traz grande satisfação. A cada ano temos a oportunidade de evoluir, mudar opiniões e melhorar, evidenciando o grande aprendizado que teve em 2022 diante de muitos desafios e temores. Agradeceu o apoio de todos os setores da Administração Municipal, aos colegas vereadores pela parceria, aos servidores da Câmara de Vereadores pela parceria igualitária e, em especial, ao povo de Cruzeiro do Sul que é a sua razão e motivação de legislar. “Vamos seguir juntos lutando com garra, lealdade e justiça ajudando a Administração a fazer uma gestão exitosa em prol de projetos e ações que venham a fomentar a qualidade de vida da nossa população”, destacou a legisladora agradecendo o respeito e a colaboração ao seu trabalho como vereadora. Da mesma forma, agradeceu o seu companheiro por todo o apoio, tanto no mandato como em sua vida, Jorge Siebenborn.

Desejou que 2023 traga saúde, coragem, bons debates e as melhores soluções no intuito de melhorar a vida dos cruzeirenses. Concluiu seu pronunciamento deixando a seguinte mensagem: “Que todos os bons sentimentos que o Natal traz, preencham o coração de cada um de nós, trazendo mais alegria para cada dia do ano novo e que nós possamos dividir tudo isso com pessoas especiais que fazem parte da nossa vida”.

Data de publicação: 27/12/2022