A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao fazer uso da palavra, cumprimentou as famílias homenageadas com Projetos de Lei para denominação de rua. Colocou que as homenagens foram justas ao “Maroca”, “Nane Kerber” e Adolfo Schneider.

Explanou a respeito do Requerimento de sua autoria reivindicando à Corsan, informações sobre as constantes faltas de água na Vila Italiana que, segundo moradores, chega a faltar duas vezes na semana. Esclareceu que o documento é para que a concessionária justifique tais episódios e informar o que está sendo feito a respeito para resolver o problema, registrando que com a entrada do verão, a situação tende a piorar. Colocou que o que se percebe é apenas consertos de canos que danificam as vias, gerando mais um problema. Destacou que é preciso urgentemente de investimentos por parte da Corsan sugerindo que em 2023 os vereadores façam uma avaliação de quanto foi investido pela empresa no decorrer deste ano em Cruzeiro do Sul, versus o valor arrecadado.

Quanto ao Requerimento direcionado ao Daer solicitando a instalação de uma proteção metálica na RS 130, no fim do asfalto, na localidade de Bom Fim, colocou que é uma reivindicação de munícipes diante do desmoronamento do barranco do Rio Taquari oferecendo riscos aos que por ali trafegam. Ainda, solicitou que o Daer realize uma análise de segurança neste local para ter a tranquilidade de que a população não esteja correndo risco ao transitar nesse trecho.

Explanou sobre a Proposição, de sua autoria, onde pede que a Administração contate com a empresa responsável pelos telefones públicos solicitando a retirada de aparelhos defeituosos e inativos. A legisladora esclareceu que o documento trata de um pedido da população pelo fato dos aparelhos estarem dificultando a acessibilidade dos cruzeirenses, em especial, pessoas com algum tipo de deficiência visual. Considerando que a manutenção dos aparelhos não acontece, julga que é desnecessário mantê-los atrapalhando a circulação de pedestres. Diante da evolução tecnológica na comunicação, a vereadora salientou que os orelhões tornaram-se obsoletos.

Parabenizou o Executivo Municipal pelo desempenho em amenizar a triste situação dos moradores atingidos pelo temporal, principalmente nas localidades de Linha Sítio e Maravalha. Trinta e cinco casas foram destelhadas e dois chiqueirões atingidos, lamentando o episódio e manifestando sua solidariedade aos afetados. “A função da Administração Pública é melhorar a vida das pessoas”, afirmando que o Executivo está fazendo a sua parte. Segundo o secretário de Estradas, os estragos foram grandes, mas o trabalho de recuperação das vias foi iniciado, tranquilizando a população.

Parabenizou a cruzeirense Aline de Carli Marmitt pela sua brilhante participação na Copa Mercosul de Patinação, na cidade de Campo Bom. Aline, acompanhada pela técnica Ellen Horn da Escola Cia de Patinação Sobre Rodas, sob coordenação de Jaqueline Nonnenmacher, conquistou três medalhas de 1º lugar, e uma medalha de segundo lugar.

Parabenizou as cruzeirenses que, através do Troféu Mulher Cidadã, foram indicadas para uma justa homenagem. Clara Duarte que dedicou sua vida à educação e atuou como secretária de Educação e professora, agradecendo todo conhecimento que Clara lhe passou. Iris Ranck, que se sobressaiu na política sendo a primeira prefeita mulher escolhida através do voto direto. E Edith Bottega que “leva a vida se doando para a família e para a caridade”, expôs Maisa.

Quanto à implantação do sistema de videomonitoramento em Cruzeiro do Sul, a vereadora parabenizou a Administração pela feito recordando que essa é uma reivindicação antiga da população, e agora, uma realidade. A inauguração da operação das câmeras foi marcada com ato solene em 28 de novembro. Inicialmente são 25 equipamentos protegendo a população, 24 horas por dia. Controle em tempo real, acesso a registros ocorridos, inibição de furtos e roubos, e monitoramento de trânsito são alguns dos benefícios do sistema.

Parabenizou o Executivo Municipal e voluntários que embelezaram a cidade com a ornamentação natalina explanando sobre a época mais harmoniosa do ano. Falou sobre o Programa Natalino de Cruzeiro do Sul que está oferecendo diversas atrações e passeios com o Cruzeirinho.

Com a proximidade do Natal, convidou a população para prestigiar o comércio cruzeirense afirmando que quanto mais as pessoas comprarem em Cruzeiro do Sul, mais forte e mais opções os munícipes terão, afirmando que o comércio é um grande parceiro das comunidades. Mencionou a campanha em parceria da Administração Municipal e ACICS que premiará R$ 40 mil em vales compras. “Vamos às compras em Cruzeiro do Sul e vamos ter a oportunidade de receber esses prêmios”.

Encerrou sua participação convidando a comunidade para participar da campanha de doação de brinquedos e material escolar. Os itens serão distribuídos pela Assistência Social e direcionados a crianças de famílias carentes de Cruzeiro do Sul. “É tempo de solidariedade”, rematou Maisa.

Data de publicação: 14/12/2022