Maisa Aparecida Siebenborn (PDT), ao se manifestar na Casa Legislativa, falou da aprovação do Projeto de Lei que institui a realização de exames de acuidade visual em crianças, acrescentando que, a fim de complementar, apresentou o Anteprojeto de Lei para que pessoas de baixa renda recebam óculos de grau da Administração Municipal. Acredita que a proposta é uma necessidade considerando a visão um sentido extremamente importante, levando em conta que a dificuldade de enxergar impede que a criança tenha bom aproveitamento dos estudos, dificultando a leitura e o aprendizado. Dificuldades visuais em crianças podem levar o estudante a desistir dos estudos, já em adultos, a falta de visão pode gerar acidentes. Registrou que espera que a matéria venha do Executivo Municipal em forma de Projeto de Lei na intenção de beneficiar crianças e adultos nesta condição, apontando que lentes e armação ainda são consideradas itens de luxo para muitos, sendo estes, essenciais para melhorar a qualidade de vida de quem precisa.

Quanto à Proposição para a implantação de torneiras com fechamento automático em creches, escolas e prédios do Município à medida que vão estragando ou em novas construções, a vereadora esclareceu que as intenções da proposta são várias. A ideia contribuirá para a economia de água- destacando a importância da mesma para a vida humana e sua escassez; oferecerá praticidade facilitando o uso inclusive por pessoas portadoras de alguma necessidade especial, garantindo acessibilidade a todos; além de propiciar uma maior higiene aos usuários.

Parabenizou os alunos que estiveram na Olimpíada Estadual das Apaes. Congratulou o professor Guilherme Marmitt, os pais dos alunos e a Administração Municipal pelo apoio. Em quatro dias de competição nas dependências da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na cidade de Canoas/RS, os atletas representaram muito bem Cruzeiro do Sul. Graziela Berá conquistou o vice-campeonato na modalidade de arremesso de peso, Gabriel Backes ficou em segundo lugar na bocha adaptada e, Lucas Farias com sua equipe, conquistaram o lugar mais alto do pódio no futsal.

Parabenizou a Apae de Cruzeiro do Sul e o Executivo Municipal pela nova sede em São Gabriel que está sendo finalizada. Destacou a importância da associação que leva saúde, educação e atendimentos às pessoas especiais. Recordou que em 2021 apresentou uma Proposição para a instalação de um centro educacional na antiga Escola São Gabriel, onde hoje a Apae está se instalando, manifestando sua satisfação a respeito. Apontou que a área de quatro hectares pode, e deve ser mais útil aos cruzeirenses, especialmente às crianças já que, segundo a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, atualmente são 1500 crianças na rede municipal de ensino, o que faz pensar na referida área com urgência. Colocou que com a sua sugestão, além de oferecer uma educação de qualidade, diversas atividades poderão ser desenvolvidas como: futebol, basquete, vôlei, handebol, natação, salto em distância, judô, xadrez, música, além de cursos extracurriculares e profissionalizantes. “Fazer investimento em educação é investir no futuro, pois educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”, enfatizou a vereadora, acrescentando que a educação transforma as pessoas e, consequentemente, essas pessoas mudam o mundo.

A legisladora falou acerca do abaixo-assinado de funcionários da Administração solicitando um aumento salarial em torno de 16%. Recordou que na época, a contraproposta do Executivo foi de 10% sob alegação que não seria possível repassar mais que este percentual, ocasionando na aprovação de 10% na Câmara de Vereadores. Apontou o Projeto de Lei que trata da correção salarial de algumas categorias, votado e rejeitado na última sessão. Esclareceu que a sua oposição não foi contra pessoas, e sim, contra o reajuste de apenas algumas categorias. “Não vou trabalhar para aumentar a desigualdade social, vou sempre votar com justiça e igualdade”. Findou sua explanação sugerindo que o valor de R$ 317 mil que acarretaria em despesa até o fim deste ano caso a proposta fosse aprovada, seja utilizado em cirurgias eletivas apontando as centenas de pessoas que aguardam na fila de espera para a realização destes procedimentos, muitas, aguardando desde 2017.

Data de publicação: 08/06/2022