O Poder Legislativo cruzeirense se reuniu ontem, 09 de março, extraordinariamente e sob a coordenação do vereador Demétrios Karol Lorenzini (PL), para apreciação do Projeto de Lei Nº 110-02/2022, em regime de urgência.

O Projeto de Lei tem por objetivo de ser autorizada a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 1.338.794,70 para o orçamento vigente no exercício de 2022 a fim de disponibilizar saldo de recursos na dotação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através da utilização de recurso proveniente de provável arrecadação a maior Recurso 1122 PROJETO CPFL.

Tal dotação será utilizada para possibilitar o Projeto do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município e a RGE Distribuidora de Energia, o qual tem como objetivo a aplicação pela CPFL de recursos financeiros oriundos do Programa de Eficiência Energética PEE, para a implementação de ações de eficiência energética em Iluminação Pública em Cruzeiro do Sul.

Em discussão ao projeto, o vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) expôs que a proposta contém um investimento razoável, com contrapartida da CPFL e RGE. Em contato com uma pessoa do ramo, foi esclarecido que o Município terá uma economia de aproximadamente 40%. Pelo projeto, todas as luminárias serão substituídas, assim, sugeriu que as mesmas sejam realocadas em pontos como no trecho entre a Frederico Germano Haenssgen e a ponte do Sampaio, e na Prainha, pedidos já apresentados na Casa pelo vereador.

O legislador Gustavo Richter (PSDB) ressaltou que o Município foi contemplado com um projeto de grande valia. Segundo o secretário de Administração e Finanças, o Município tem um custo de R$ 50 mil por mês em iluminação pública, arrecada R$ 30 mil, e a diferença de R$ 20 mil é retirada dos cofres públicos ressaltando a economia que será gerada. Parte considerável do centro e bairros serão contemplados com a substituição e posteriormente, a ideia da Administração é estender a ação para a zona rural. Destacou que nos postos de saúde do Município serão feitas as trocas e implantadas placas solares, ações que acredita que serão muito importantes para a economia.

O presidente Demétrios externou sua satisfação pelo fato do Município ter sido contemplado com um projeto que ele incentivou a inscrição da Administração. Quanto à sugestão do colega Isidoro para a realocação das lâmpadas que serão substituídas, Lorenzini comentou que a princípio, elas serão levadas pela empresa, não ficarão para o Município, mas concorda que se caso houver alteração na decisão, deve-se usar da melhor forma. Enfatizou que a ação contemplará os três postos de saúde e alguns bairros sendo que futuramente, haverá o edital contemplando a área rural. O Projeto de Lei foi aprovado de forma unânime pelos presentes que dentre a composição, apenas a vereadora Marni Ledur (MDB) não se fez presente.

Data de publicação: 10/03/2022