⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Maisa Siebenborn (PDT) mencionou que o documento apresentado reivindicando a construção de mais uma quadra de areia no Parque Poliesportivo, tem como objetivo, atender ao pedido de praticantes de futevôlei e vôlei de areia. Acredita que com a disponibilidade de duas quadras, permitirá a realização de partidas simultâneas e envolvimento de mais atletas ressaltando os inúmeros benefícios dos esportes de areia à saúde. Segundo um estudo no Reino Unido, a atividade em locais rodeados pela natureza gera boas sensações como positividade e diminuição do estresse.

Explanou a respeito da sua visita, juntamente com a coordenadora do Turismo, ao Museu do Vó Lauro, no Bairro Vila Célia. Lauro Kolling, ex-servidor público, atualmente tem se dedicado na construção de um museu. Destacou as lindas peças expostas no local. Parabenizou Kolling pela iniciativa, sua filha e apoiadora Sandra, Vanderlei Kolling, Patricia e netos. Acrescentou que o local está à disposição para visitação. “Arte, cultura e educação preservam o patrimônio, resgatam a história e perpetuam valores”, ressaltou Maisa.

A vereadora explanou sobre a estiagem que vem prejudicando agricultores e produtores rurais e que levou o Município a decretar situação de emergência, afirmando que a Administração está socorrendo esses trabalhadores. Considerando o enorme prejuízo, espera que o Governo do Estado e o Governo Federal sensibilizem-se, atendendo as demandas para minimizar o sofrimento dessa importante classe trabalhadora. Relatou que recentemente agricultores familiares realizaram uma manifestação cobrando medidas para minimizar os efeitos da estiagem, em frente à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre. Destacou que é fundamental exigir soluções afirmando que os pequenos produtores necessitam de apoio continuamente, mas especialmente nessas situações de emergência.

Quanto ao pedágio instalado no município, na RSC-453, lamentou que o problema seja somente de Cruzeiro do Sul, visto que os demais Municípios que possuem ligações com a via pedagiada, entrarão na divisão da receita dos impostos arrecadados. Colocou que atualmente são 600 cartões de isenção, os quais deixarão de existir. O valor de abertura do leilão ultrapassa os R$ 9, valor alto e que representa um atrativo para rotas alternativas, o que causará enorme prejuízo para a população. Maisa encerrou seu manifesto enfatizando que o edital será publicado em breve sendo imprescindível atitudes drásticas a fim de evidenciar a contrariedade à manutenção da praça no Município, ou então, ficarão 30 anos reféns da situação.

Data de publicação: 24/02/2022