A vereadora Maisa Aparecida Siebenborn (PDT) durante seu pronunciamento, falou da Proposição de sua autoria, onde pede que próximo de cada escola, creche e projeto educacional, tenham faixa de segurança e placas de advertência de área escolar e faixa de pedestre. Esse conjunto de medidas dará maior segurança às crianças pois elas advertem os motoristas. Indicando que algumas sinalizações existem, acrescentou que esse aspecto pode ser melhorado. Esclareceu que o documento tem o intuito de oferecer segurança no trânsito, mediante a prevenção a qualquer fatalidade.

Quanto à Proposição sobre o calçamento na Travessa Albino Fleck, no bairro Glucostark, expôs que a obra dará aos moradores condições de trafegar com os veículos pela mesma registrando que hoje, alguns moradores não conseguem ir até suas residências, como também, estão impossibilitados de receber materiais de construção ou outros produtos em razão da precariedade do acesso e enfatizou a urgência da obra. Pelo fato dessa rua ser extremamente estreita, frisou que o custo é baixo, mas com grande benefício aos moradores.

A respeito do pedido de vistas ao Projeto de Lei que trata da criação de cargos na Educação, Maisa colocou que é favorável ao texto mas acredita que poderão analisar e ouvir mais opiniões a fim de somar ideias. “Entendo que a Educação é a base de tudo. Meu partido tem um olhar todo especial com a Educação. Um dos motivos que me faz pertencer ao PDT é justamente a valorização que o PDT dá à Educação”, destacou a vereadora.

Recordou um pedido que protocolou meses atrás a respeito de um problema que vem afetando os munícipes da zona rural, a falta de transporte. Registrou que infelizmente o problema persiste apontando que transporte público é um direito social dos cidadãos sendo que a Constituição Federal prevê que compete aos Municípios organizar e prestar diretamente ou, sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos, de interesse local, incluído o de transporte coletivo que tem caráter essencial. Apontou que estudos mostram que o investimento em transporte coletivo é uma alternativa para o desenvolvimento econômico frisando que precisam que as pessoas do interior venham ao centro de Cruzeiro do Sul. Registrou que muito se fala que é necessário que as pessoas permaneçam no interior, destacando que para isso, é fundamental dar condições para que isso ocorra. Maisa relembrou o abaixo-assinado apresentado pelo vereador Celso Batista dos Santos com assinaturas de moradores de São Miguel, acrescentando que a localidade da Maravalha está formulando um segundo acerca do assunto. Informou que a ACICS marcará reunião com o Executivo Municipal para tratar do problema frisando que, se não for possível passar a concessão para alguma empresa, que a Administração compre veículos e faça o transporte.

Finalizou o manifesto parabenizando a ACICS, a Administração Municipal, a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes e toda comunidade pelo belo evento do dia 12 de outubro em homenagem ao Dia das Crianças.

Data de publicação: 27/10/2021