A vereadora Maisa A. Siebenborn (PDT) ao se manifestar na Casa Legislativa, primeiramente agradeceu o apoio dos colegas aos seus projetos. Sobre o pedido de calçamento na Travessa Diehl, no bairro Vila Célia, comentou que é uma solicitação dos moradores, os quais são merecedores da obra. Por concordarem realizar a melhoria pela modalidade comunitária, a vereadora acredita que muito em breve serão contemplados com essa obra tão esperada.

Quanto à Indicação que trata da limpeza do Arroio Bonito na localidade da Maravalha, Maisa expôs que o propósito do documento é dar continuidade à limpeza já que esse trabalho já havia sido iniciado, faltando cerca de oito propriedades para a conclusão.

Referente ao pedido de limpeza de arroios e córregos com aplicação do BTI, expôs que com a elevação da temperatura, há uma incidência maior de mosquitos borrachudos. Para diminuir a infestação, deve-se evitar o desmatamento das matas ciliares, reflorestar margens dos rios, preservar os predadores naturais dos borrachudos, evitar a poluição industrial e doméstica, realizar a limpeza de arroios. “O borrachudo aumenta com o desequilíbrio ambiental, o que diz respeito a todos, só poderá ser resolvido por todos”, enfatizou Maisa.

Referente ao Projeto de Lei para a instalação de coletores de água da chuva em novas obras realizadas pelo poder público, a autora colocou que o mesmo propiciará a conservação e o uso racional da água, e promoverá a qualidade ambiental. Salientou que a disponibilidade de água potável no planeta está cada vez mais escassa sendo o crescimento populacional, um grande fator para aumento do consumo. O aproveitamento da água da chuva é uma maneira sustentável de contribuir com o meio ambiente e fazer uso consciente dos recursos naturais. Convidou todos os munícipes para se juntarem a essa campanha para o aproveitamento da água da chuva em suas residências, fazendo bem ao meio ambiente e ao bolso.

Quanto ao Projeto de Lei de autoria conjunta com as demais vereadoras, referente ao Outubro Rosa e Novembro Azul, registrou que são meses marcantes já que carregam a responsabilidade de conscientizar homens e mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e de mama. Segundo o INCA, estima-se cerca de 67 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2021. A doença pode ser considerada atualmente um problema de saúde pública em razão da sua crescente incidência e índices de letalidade já que é a segunda principal causa de morte em mulheres no mundo frisando que a prevenção, é o melhor caminho. O Outubro Rosa é um convite para as mulheres priorizarem a saúde.

Sobre a ERS-130, a legisladora colocou que o trabalho de melhoria foi iniciado e, conforme tratado entre Daer e Município, a prefeitura faria a conservação, o que está acontecendo, porém, falta material, o qual seria disponibilizado pelo Daer. Pediu para que a Casa Legislativa envie um requerimento ao departamento solicitando que seja providenciado material com urgência.

Encerrou sua exposição parabenizando a comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil pelos 125 anos da construção da igreja, comemorado em 20 de setembro. O pastorado atualmente é dividido entre a pastora Alessandra Alves e seu esposo, Mauro Alves, registrando que a igreja passará, em breve, por reformas.

Data de publicação: 11/10/2021