⠀⠀⠀⠀

Ao fazer uso do seu espaço, a vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB) trouxe à Casa de Leis, o Dia Mundial do Doador de Sangue, realizado anualmente em 14 de junho. Falou sobre a carência do Banco de Sangue Hemovale em razão da diminuição do número de doadores e a falta dos tipos sanguíneos, especialmente do O-. “Doar é um ato que salva vidas”, destacou a legisladora. Informou que, durante um ano, homens podem doar até 4 vezes e mulheres, até três. Para a boa ação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar saudável e peso acima de 50 Kg. Fez um apelo à população para que contribua com a causa enfatizando a necessidade de agendamento prévio no Hemovale de Lajeado/RS.

Relatou sua visita e da colega Daiani Maria (MDB) a Porto Alegre a fim de verificar situações pertinentes ao Município, dentre elas: a causa animal. Na Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social foi exposto mais sobre o assunto sendo colocado que os Municípios estão enfrentando um aumento no número de animais abandonados. Neste sentido, informaram sobre o Programa Melhores Amigos, criado pelo Estado, onde o valor de R$ 200 por animal, é destinado para castração, situação viabilizada mediante a adesão do Município ao programa.

Comunicou o início da obra de continuação da pavimentação na Rua Nicolau Zart, melhoria viabilizada com recursos da primeira etapa do Programa Pavimenta, do Governo do Estado. Colocou que a obra está gerando alguns transtornos à população pedindo paciência já que a ação é para beneficiar os moradores locais.

Falou ainda sobre a obra de substituição de parte do telhado da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, que também teve o seu início. Recordou que cobrou a Administração a respeito em 2021 em razão da infiltração que estava ocorrendo.

Divulgou o brechó que o Projeto Reciclagem Solidária promoverá no próximo mês, grupo que desde 2020 ajuda crianças com alguma doença e contribui com a causa animal. A ação acontecerá no sábado, 09 de julho, das 08:30 às 16h, ao lado da Benoit, com peças a partir de R$ 2,00 onde o montante arrecadado será utilizado para a construção da nova sede.

Finalizou seu pronunciamento convidando a todos para prestigiarem, dia 10 de julho, a tradicional Festa do Colono na Sociedade São Rafael. Aos interessados, informou que os ingressos antecipados podem ser adquiridos com os integrantes da diretoria da sociedade.

Data de publicação: 22/06/2022