A vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB), ao fazer uso do seu espaço na Casa Legislativa na última sessão ordinária, iniciou sua fala parabenizando a colega Maisa Siebenborn pelo Projeto de Lei Nº 008, que institui o Banco de Ideias Legislativas. Acrescentou que é um canal que as pessoas podem utilizar para que as demandas e ideias cheguem à Câmara de Vereadores.

Parabenizou o Executivo Municipal pelo Projeto de Lei Nº 126, que celebra convênio entre Município e Estado no Programa Pavimenta- Etapa 2. Recordou que Cruzeiro do Sul foi contemplado na primeira fase do programa para a continuação da pavimentação na Rua Nicolau Zart, em São Rafael. A segunda etapa passará pelos mesmos moldes da primeira fase para, de fato, ser concluída a obra. Aproveitou a oportunidade para solicitar à Administração que participe de outros programas que surjam a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Referente à Proposição de sua autoria, reivindicando a manutenção da estrada de acesso ao Grêmio Esportivo da Linha Primavera, expôs que essa é uma das tantas outras vias que necessita de melhorias relatando sua precariedade.

Falou sobre a recente visita dos vereadores ao Parque de Máquinas Municipal. Além de solicitar melhorias, enfatizou que também é papel do vereador, fiscalizar. Relatou que as máquinas não estavam no local em razão de estarem nas concessionárias para reforma, segundo o vice-prefeito João Celso Führ. Colocou que estão ansiosos pelo retorno do maquinário desejando que em breve se iniciem o trabalho de manutenção das estradas no interior, julgando que essa é uma reivindicação urgente no Município.

Explanou sobre o Projeto de Lei Nº 007, de iniciativa do Poder Legislativo, que institui a obrigatoriedade de realização de exames de acuidade visual nos educandários municipais. Diante do veto integral apresentado pelo Executivo Municipal, a vereadora alegou não entender tal posicionamento, uma vez que o Executivo visa a construção mediante a união dos dois poderes para o bem da população. Salientou que o intuito da proposta é única e exclusivamente voltada ao bem e saúde das crianças citando que a matéria é totalmente direcionada à prevenção de problemas de acuidade visual, em uma fase que as alterações ou dificuldades podem passar despercebidas. Na sua interpretação, a iniciativa torna-se ainda mais relevante especialmente, após um momento pandémico onde o uso de telas foi consideravelmente aumentado.

Agradeceu os colegas pela aprovação apontando que o mesmo não requer grandes dotações orçamentárias já que pode ser realizado mediante a capacitação de profissionais que não sejam necessariamente um médico oftalmologista indicando o Projeto Olhar Brasil que tem por objetivo, contribuir para a melhoria do processo ensino e aprendizagem através da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em alunos da rede pública de ensino da Educação Básica. Nos casos que for preciso atendimento especializado, o Município possui convênio com o Centro Oftalmológico de Encantado/RS. Acrescentou que o processo pode ser realizado por professores, destacando que isso não significa que eles serão incutidos de mais essa tarefa, e sim, que o teste poderá ser aplicado por pessoas que tenham capacidade. Ressaltou que esse projeto foi implantado em diversas cidades sendo que em Roca Sales foi premiado e, além do mais, há possibilidade de formar parcerias com instituições governamentais e não governamentais, concluindo que o mesmo é totalmente constitucional.

Concluiu sua participação mencionando a reportagem veiculada no programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, com a participação do munícipe Rafael Augusto Müller e Mauricio Antoniolli, servidor da Emater de Cruzeiro do Sul, falando a respeito da Agricultura e a importância da irrigação na propriedade. Parabenizou Müller pela visão e investimentos em sua propriedade e Antoniolli, bem como toda a equipe da Emater, pelo excelente suporte prestado aos agricultores.

Data de publicação: 26/05/2022