Marni Ediza Trentini Ledur (MDB), ao se pronunciar na Tribuna Livre, enfatizou a urgência no envio de ofício à EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), pedido formalizado mediante Requerimento 001/2022, em razão dos inúmeros buracos na RSC-453, estado caótico nas imediações de São Rafael, Linha Nova e Boa Esperança, más condições do acostamento nos acessos às comunidades de Cruzeiro do Sul que vem gerando prejuízos aos condutores, além de acidentes. Declarou que a luta para a retirada do pedágio continua e enfatizou que é impossível admitir que uma via pedagiada ofereça tais condições.

Referente ao documento onde solicita a instalação de sistema de vídeomonitoramento e câmeras nos principais acessos da cidade, Marni expôs que o seu pedido é no intuito de contribuir com o trabalho da polícia e preservar pela segurança dos munícipes. Julga que essa demanda é de extrema urgência e relevância já que acredita que coibirá furtos e assaltos tanto no interior, como na zona urbana. Sugeriu a instalação de câmeras em pontos públicos como em praças, Parque Poliesportivo, prainha, a fim de preservar estes locais. A vereadora acrescentou ainda que onde há segurança e monitoramento, está comprovada a redução de índices de roubos, vandalismos e depredações. Ressaltou a redução de efetivo e policiamento na cidade tornando-se essencial o mecanismo para apoiar o trabalho destes agentes.

Falou sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 094, que trata da suplementação de crédito referente à emenda parlamentar do deputado federal Giovani Feltes (MDB), no valor de R$ 300 mil, para pavimentação de estradas rurais. Marni, registrando a grande extensão de estradas que o Município possui, pediu aos vereadores que continuem buscando recursos com os seus deputados a fim de contemplar mais comunidades. A verba oriunda de Feltes será utilizada para dar início à pavimentação asfáltica na Rua Professor Alfredo Scheibler, na Picada Augusta, sendo que o projeto se encontra em fase de elaboração.

Quanto à ciclovia na Frederico Germano Haenssgen, viabilizada pela emenda do deputado federal Márcio Biolchi (MDB), Marni citou inúmeros benefícios que a obra trará à população cruzeirense tornando-se ainda,  um atrativo às pessoas de outros municípios.

Explanou sobre o abaixo-assinado de servidores municipais reivindicando reajuste salarial. Colocando-se a favor do aumento, Marni caracterizou o pedido como justo e necessário, visto que desde 2019 não houve correção. Concluindo sua fala, expôs que de acordo com as colocações dos colegas durante a análise do Projeto de Lei que tratava do aumento do IPTU, será possível corrigir os salários dos funcionários, adquirir medicamentos que estão em falta nos postos de saúde e realizar manutenções nas estradas.

Data de publicação: 08/02/2022