⠀⠀⠀⠀⠀

Marni Ediza Trentini Ledur (MDB), ao fazer uso da palavra, após os cumprimentos, parabenizou o colega de partido, Milton Weiler, pela sua contribuição, conquistando a verba, para a revitalização da Praça Dona Laura.

Solicitou um decreto de calamidade pública ao prefeito em decorrência da forte estiagem que vem afetando o Município. Destacou que os agricultores estão sofrendo muito com a situação, apontando os prejuízos incalculáveis desses trabalhadores.

Relatou a recente reunião que tiveram com o secretário Juvir Costella e Luciano Faustino, em Porto Alegre, para tratar sobre o Programa Pavimenta onde receberam a informação que Cruzeiro do Sul está habilitado ao Programa e que certamente será contemplado com a verba para dar continuidade na pavimentação na Rua Nicolau Zart, em São Rafael. Manifestou que todos estão ansiosos e esperançosos aguardando a ação.

Agradeceu a aprovação da Proposição referente à inscrição no Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural declarando que o setor que tanto representa em arrecadação do Município, precisa de uma atenção especial. Acredita que o Município precisa participar de todos os programas lançados pelo governo a fim de ter a chance de concorrer e conquistar verbas. “Independente do programa que for, independente da sua finalidade, não deve se perder essa oportunidade”, enfatizou Marni.

Sobre o documento apresentado acerca das artesãs sugerindo a realização de exposição dos seus trabalhos, uma a duas vezes por mês, esclareceu que o objetivo é valorizar e incentivar o trabalho das mesmas. Indicou a Casa do Morro para a realização considerando que o local foi todo revitalizado e está sendo muito visitado tanto por cruzeirenses como por pessoas de outras cidades.

Mencionou que recentemente participou, juntamente com alguns colegas, do Seminário Nacional de Legislativos Municipais promovido pela UVB- União dos Vereadores do Brasil, em Encantado, onde foi tratado do tema: “Como construir cidades colaborativas”. Palestrantes de todas as áreas expuseram que é sim possível construir uma cidade colaborativa e melhor para se viver sendo necessário visão estratégica, coragem, criatividade e conhecimento. Acrescentou que a participação da mulher na política vem crescendo consideravelmente, concluindo que é muito bom tal fato.

Falou sobre o Projeto de Lei Nº 078, que atualiza monetariamente a base de cálculo dos tributos municipais para o exercício de 2022. Alegou que sua sugestão de Emenda foi em razão do alto percentual em pleno momento onde a economia está lentamente se recuperando. Em um período de perdas de pessoas próximas, perdas financeiras e demais danos decorrentes da pandemia manifestou que não é contra a proposta, mas acredita que poderia haver um equilíbrio já que entende que o percentual de 9,8% vem para dificultar ainda mais a vida da população. Recordou que em 2021 o aumento do IPTU foi de 3,1% em Cruzeiro do Sul, havendo uma discrepância na atual proposta. Destacou demais reajustes enfrentados pela população nos combustíveis, itens de mercado, gás de cozinha. “Eu entendo que precisa haver um equilíbrio fiscal. Através dos tributos municipais se arrecada para fazer melhorias aos nossos munícipes, mas aumentar em quase 10%, é algo que na nossa atual realidade é um tanto absurdo”. Complementou que se não tivessem problemas no atendimento às pessoas, não contestaria, mas falta transporte público, medicamentos e fraldas nos postos de saúde, entre outras questões. Registrou que gastos um tanto desnecessários estão acontecendo, exemplificando dois empenhos, com emissão em 06 de dezembro, totalizando R$ 10 mil para show pirotécnico na reinauguração da Casa do Morro ressaltando que a informação que tinha, é que o espetáculo seria um patrocínio.

Manifestou sua indignação e decepção em relação à escolha da Mesa Diretora para 2022, declarando que os poderes Executivo e Legislativo são conhecidos como independentes e harmônicos entre si. “Somos a bandeira de Cruzeiro do Sul, mas o fato de existirem opiniões divergentes não significa ser contrário ou oposição, no entanto, não é dessa maneira que acontece na nossa atual Administração”, declarou a vereadora. Concluiu sua fala afirmando que os vereadores de situação participaram da reunião em 11 de dezembro de 2020 onde foi realizado um acordo político sobre as composições da Mesa Diretora para a Legislatura 2021-2024.

Data de publicação: 23/12/2021