⠀⠀⠀⠀

A vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB), ao se pronunciar na Casa Legislativa, parabenizou a ginete Helena de Azevedo Pereira que com apenas 9 anos, levou o nome de Cruzeiro do Sul ao lugar mais alto do pódio no Freio Jovem. Registrou que ela representa dedicação, força de vontade, persistência e determinação, enfatizando o apoio da família na conquista.

Falou sobre o Anteprojeto de Lei a respeito do Proerd. Destacou o belo trabalho desenvolvido nas escolas do município parabenizando o tenente da Brigada Militar Juliano Bidinoto e a soldado e instrutora do Programa, Elizandra Schenkartczuk. Esclareceu que o documento tem por objetivo afirmar a ideia para auxiliar as escolas e a comunidade na prevenção quanto ao uso de drogas que infelizmente, o contato com entorpecentes, tem ocorrido cada vez mais cedo. Declarou que espera que a Administração apoie o Programa.

Sobre a Proposição sugerindo que a Administração adquira canecas de alumínio aos servidores em todas as repartições públicas, a vereadora colocou que a ideia surgiu durante visita ao Município de Sério. “Um único investimento, uma vez só, para todos os servidores e que pode ser usado isso ao longo do período”, expôs Marni. Acrescentou ainda que sem a necessidade de comprar copos plásticos, gera economia, diminui o lixo e cria-se um padrão visual.

Quanto aos Programas lançados recentemente pelo Governo do Estado, Ilumina RS e Programa de Recuperação de Espaços Esportivos, agradeceu a aprovação da Proposição apontando o quanto a prática esportiva é desenvolvida em Cruzeiro do Sul podendo ser melhor aproveitada se a Administração encarar com seriedade tais Programas. Mencionou as melhorias realizadas no Parque Poliesportivo que resultou no aumento considerável do número de visitantes e a utilização dos espaços. Pediu para que a Secretaria responsável direcione uma atenção especial para esses Programas a fim de aproveitarem as oportunidades.

Marni explanou sobre o encontro do projeto Fetag-RS em Conexão. Momento de debate sobre a importância da agricultura familiar no Município com exposição das dificuldades desse segmento. A vereadora destacou que o encontro foi muito importante possibilitando sentir e ouvir as adversidades enfrentadas pelos agricultores, não somente a questão climática, como também, questões burocráticas. Registrando a presença no evento do vice-prefeito, João Celso Führ, colocou que o apoio da Administração a esses trabalhadores é fundamental para o desenvolvimento do Município.

Destacou que no dia 22 de novembro, aniversário de 58 anos de Cruzeiro do Sul, a data ficará marcada pelo excelente trabalho realizado na Casa do Morro, símbolo do Município. Findou sua manifestação falando a respeito do baile de aniversário em São Rafael declarando que a ideia é a cada ano, promover a comemoração em uma comunidade do Município.

Data de publicação: 24/11/2021