Ao fazer uso da palavra em 06 de outubro, a vereadora Marni Ediza T. Ledur (MDB) externou sua alegria pelo fato das mulheres tornarem-se maioria na Câmara de Vereadores, fato histórico na Casa.

Falou sobre o Projeto de Lei elaborado pelas cinco vereadoras que hoje compõem o Legislativo cruzeirense, alusivo ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, o qual visa a conscientização do autocuidado, da prevenção. Por estarmos no mês que trata da prevenção do câncer de mama, trouxe algumas curiosidades à Casa sobre o assunto: afirmou que em quatro novos casos de câncer no Brasil, um é de mama enfatizando que no país, a doença é uma das causas de morte mais comum entre mulheres de 35 e 54 anos de idade. Esse tipo de câncer também pode atingir homens, especialmente a partir dos 50 anos, situação incomum. Destacou que a partir dos 40 anos, os exames preventivos são gratuitos pelo SUS. Considerando de fundamental importância criar ações de conscientização sobre o tema no Município, sugeriu a utilização do laço rosa, símbolo da campanha, nos comércios e em órgãos públicos, iluminar de rosa os prédios públicos como também, a Casa do Morro, entre outras possibilidades.

Quanto à Proposição solicitando a placa de identificação na Rua Nicolau Arnaldo Zart, em São Rafael, recordou que já havia sido feito um pedido para a instalação de placas em loteamentos que não possuem essa identificação. Apontou que este é um item essencial para que as pessoas se localizem, se guiem, facilitando as entregas de mercadorias.

Explanou sobre a aplicação da terceira dose de vacina contra Covid-19. Esclareceu que as aplicações estão liberadas para pessoas com mais de 60 anos, sendo que todos receberão a vacina da Pfizer, indiferente qual tenha sido utilizada no início do ciclo de imunização. A terceira dose deve respeitar o intervalo de 6 meses da segunda dose e não há necessidade de agendamento prévio, apenas comparecer na unidade de saúde com os documentos necessários: cartão do SUS, carteira de vacinação e documentos pessoais.

Repassou a informação aos munícipes sobre a obra que está por acontecer no telhado da Escola 25 de Julho. Segundo a secretária da Educação, foi licitado material, inclusive com a mão de obra, e a licitação deve ocorrer em 19 de outubro destacando que tais melhorias são fundamentais para o educandário já que o problema perdura por bastante tempo.

Falou sobre postagens publicadas recentemente em redes sociais a respeito de ruas do município. Marni colocou que as mídias sociais são instrumentos de comunicação muito fortes, permitindo que os edis tenham conhecimento de situações em diferentes pontos da cidade afirmando que as mesmas são de grande valia, agradecendo os munícipes, afirmando que os responsáveis já foram acionados.

Finalizou seu manifesto convidando a população para participar do passeio ciclístico que será promovido pela ACICS no dia 12 de outubro, a partir das 16 h, com saída no Parque Poliesportivo, alusivo ao Dia das Crianças, julgando que o evento virá em um momento oportuno considerando as restrições impostas pela pandemia.

Data de publicação: 11/10/2021