A vereadora Marni Ediza Trentini Ledur (MDB) ao fazer uso do seu espaço em 16 de junho, agradeceu ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, Marcos Hinrichsen, que esteve com os vereadores para tratar a respeito da concessão do pedágio na RSC-453. Registrou que o pedágio é um assunto muito debatido pelos cruzeirenses, principalmente por aqueles que precisam pagar R$ 14 para se deslocarem de uma comunidade a outra, o que não considera correto já que prejudica os que precisam ir ao trabalho, ao centro da cidade. Acredita que é algo que precisa ser revisto salientando que o prazo é curto, cabendo a cada vereador buscar apoio a fim de amenizar os impactos para a população e Município. Considerando o baixo retorno ao Município, questionou sobre a vantagem de ter o pedágio em Cruzeiro do Sul.

Afirmou que havia elaborado uma Proposição reivindicando a vacinação contra covid-19 em caminhoneiros, mas diante da recente inclusão da categoria no grupo prioritário, retirou o pedido de pauta. Registrou que desde o início da pandemia, essa classe, como tantas outras, continuaram o seu trabalho. Pediu aos profissionais que se organizem para que sejam imunizados sugerindo a realização do “Dia D” em um sábado, oportunizando a vacinação deste grupo. Agradeceu a Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, pela iniciativa.

Falou sobre a visita recente do deputado Vilmar Zanchin (MDB), que na oportunidade, oficializou o repasse de R$ 50 mil ao Hospital São Gabriel Arcanjo que será aplicado para informatização do sistema da casa externando o orgulho em perceber o resultado do seu trabalho.

Agradeceu a aprovação da Proposição quanto à continuação do asfalto na RS-130 através do Programa Avançar, do Governo Estadual, ressaltando a necessidade de elaborar um projeto no intuito do Município se antecipar e assim, ter maior chance de ser contemplado. Destacou ainda a importância da pavimentação que contribuirá na qualidade de vida da população, na escoação da produção além de servir de rota alternativa à BR-386.

Destacou as polémicas envolvendo a vacinação contra covid-19 mencionando cidades que estão imunizando pessoas com 45, 48 anos, enquanto Cruzeiro do Sul ainda estava na faixa etária dos 55, apontando que o Município não é populoso para não avançar nas vacinas.  Nos últimos dias a idade alvo passou para 52 anos, agradeceu o apoio da Administração Municipal e destacou que para a economia girar, é fundamental a imunização. Findou sua explanação falando sobre a declaração do vice-governador de que a projeção é que até 20 de setembro todos os gaúchos estejam vacinados, a vereadora considerou uma grande missão sendo fundamental o empenho de todos os Municípios.

Data de publicação: 22/06/2021