⠀⠀⠀⠀

Gustavo Richter (PSDB), ao se pronunciar na Tribuna Livre, após os cumprimentos, iniciou a fala parabenizando a presidente pela iniciativa de instituir o Programa Câmara Vai aos Bairros. Situação que proporciona a aproximação entre munícipes e Poder Legislativo, facilitando a apresentação das demandas de cada local visitado. Destacou que os pedidos serão encaminhados ao Executivo, no intuito de serem resolvidos.

Parabenizou a obra no trevo de acesso ao Município, que mesmo com alguns contratempos na fase inicial, após a conclusão, se tornou uma bela obra.

Parabenizou o Executivo Municipal pelo empenho e êxito na manutenção da divisa entre Cruzeiro do Sul e Lajeado, relatando que o impasse existe há alguns anos. Gustavo considerou de extrema importância a permanência da atual divisa, tanto para o Município, como para os moradores.

Convocou a presença na Câmara de Vereadores da secretária da Saúde, juntamente com um servidor do Executivo, para debater o método de designação de distribuição de fichas para consultas médicas. Relatou a situação onde uma munícipe não conseguiu atendimento no Posto de Saúde e, procurando o Hospital São Gabriel Arcanjo, não ficou satisfeita com o atendimento prestado, procurando novamente o posto, mas sem sucesso. Acredita que o correto seria ter atendimento médico durante todo o horário de funcionamento da unidade de saúde.

Falou a respeito do documento elaborado em conjunto com o colega Isidoro Weschenfelder (Progressistas) reivindicando a construção de câmara mortuária no Bairro Passo de Estrela. Richter apontou que essa é uma antiga demanda dos moradores locais. Relatou que, em anos anteriores, já procurou a Administração, mas infelizmente, até o momento, o pedido não foi contemplado.

Explanou sobre a solicitação de limpeza e colocação de grade na boca de lobo, no entroncamento da Rua Rubem Feldens e a Rua Nossa Senhora de Fátima. Acrescentou que a precariedade da via em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima é uma situação de longa data e o acúmulo de água nos buracos acaba, muitas vezes, molhando as pessoas que estão aguardando o transporte público. Queixas também são reportadas pelo morador em frente ao ponto de ônibus que acaba tendo sua casa invadida pela água. Salientou que o trabalho do vereador é fiscalizar e legislar, cabendo ao Executivo, a execução. Externou sua insatisfação com a política diante de acontecimentos como esse.

Diante do comentário do vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) que julgou difícil a noite da última sessão ordinária em razão dos projetos analisados, Gustavo afirmou que essa é a vida do vereador. “Falar á fácil, fazer é bem mais difícil”, afirmou Richter.

Divulgou que mais R$ 300 mil para ações de custeio na área da Saúde serão enviados a Cruzeiro do Sul pelo deputado Daniel Trzeciak (PSDB). “Deputado que sempre esteve empenhado com nosso Município, que embora na última eleição não teve seu trabalho reconhecido, mas que continua insistindo com o nosso Município”. Enfatizou que com o valor, alcançam o montante de R$ 850 mil em recursos destinados ao Município por Trzeciak, nos dois últimos anos e espera que em breve possa discutir com a Administração onde esse recurso será aplicado. Findou sua fala agradecendo o deputado, bem como o assessor Henrique Ribeiro que sempre foi parceiro para que Cruzeiro do Sul fosse contemplado.

Data de publicação: 11/05/2023