Gustavo Richter (PSDB) iniciou seu pronunciamento falando a respeito da sua visita, em companhia de alguns colegas vereadores, ao Parque de Máquinas de Cruzeiro do Sul. Na oportunidade foram prontamente recebidos pelo vice-prefeito João Celso Führ que relatou a situação do maquinário. Segundo Führ, além do comprometimento das máquinas, dificuldades foram enfrentadas no processo licitatório para manutenção e substituição de peças, afirmando que já se percebe que algumas vias municipais já começaram a receber melhorias.

Quanto à iluminação pública, Richter expôs que segundo o secretário de Obras, Milton Weiler, a instalação das novas lâmpadas de LED está prevista para a segunda quinzena de junho. Com a ação, as lâmpadas atuais ficarão de posse da empresa RGE que doarão as de LED, esclarecendo que por esse motivo, não há necessidade de haver as trocas neste momento. Pediu ao secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico que repasse aos vereadores e aos munícipes o mapeamento dos bairros e ruas que serão contemplados.

Em relação ao Projeto de Lei Nº 123, o legislador esclareceu que para a ampliação da empresa Sinario, uma parte da área utilizada pelo Projeto Saber Viver será afetada, mas por questões técnicas, o empreendimento precisa desta área. Para não prejudicar as crianças, esclareceu que durante este ano elas serão trazidas ao Parque Poliesportivo duas vezes por semana para atividades recreativas e, em caso de chuva, as atividades acontecerão no ginásio de esportes. Colocou que a Administração Municipal se comprometeu que o Projeto terá uma nova sede em 2023, cabendo aos vereadores cobrar a respeito.

Solicitou à Mesa Diretora o encaminhamento para o setor competente reivindicando a manutenção da Rua da Divisa, relatando que próximo ao bueiro em frente à casa da Dona Adelina, a estrada está cedendo.

Explanou sobre a Indicação de sua autoria, que trata da manutenção da quadra de esportes no Bairro Passo de Estrela. Richter expôs que busca desde a legislatura passada, um ginásio de esportes para aquela comunidade, mas segundo a Administração, até o momento não foi possível por razões financeiras. Deseja que, ao menos, por enquanto, a manutenção seja executada. Agradeceu o Executivo Municipal pela instalação de grades em algumas bocas de lobo no Passo de Estrela, em atendimento a um pedido seu.

Finalizou sua fala parabenizando os alunos da Apae de Cruzeiro do Sul que participaram da Olimpíada Estadual das Apaes, sob orientação do professor Guilherme Marmitt e acompanhados por familiares. De forma especial, parabenizou os participantes: Grasiela Berá, Lucas Farias e Gabriel Backes, mencionando um pouco a respeito do seu contato com Gabriel enaltecendo sua vontade em participar de um campeonato municipal de Cruzeiro do Sul.

Data de publicação: 09/06/2022