⠀⠀⠀⠀

Gustavo Richter (PSDB) ao fazer uso do espaço reservado ao vereador, iniciou sua fala desejando um bom trabalho ao presidente Demétrios Lorenzini e demais componentes da nova Mesa Diretora.

Explanou sobre o abaixo-assinado que servidores públicos apresentaram na Casa reivindicando reajuste salarial. Richter colocou que o Legislativo certamente apoiará a causa destacando que a correção anual é fundamental considerando os aumentos nos preços dos produtos. Acredita que para ter um funcionário empenhado, este precisa ser valorizado.

Apontou a precariedade na substituição de postes e na manutenção da rede elétrica no município que vem gerando inúmeros pedidos de munícipes. Ressaltando a necessidade de evitar acidentes, Gustavo reforçou o pedido à Administração para que entre em contato com a RGE para que algo seja feito a respeito.

Em relação ao pedido de instalação de câmeras de vigilância apresentado na primeira sessão ordinária do ano por Marni Ledur (MDB), Richter comentou que em 2021 protocolou algo bem parecido na Casa. Na época, ele se reuniu com a Administração e órgãos de segurança para analisar a respeito. Acrescentando que o efetivo de policiais está baixo, ressaltou que o mecanismo é de extrema importância no combate à violência e espera que este ano se concretize.

Quanto à reinvindicação para manutenção da estrada no trecho não pavimentado da Rua da Divisa, do bairro Passo de Estrela até o entroncamento da RS-130, recordou que essa foi uma solicitação de moradores durante a campanha eleitoral a qual ainda não foi atendida. A fim de atender a solicitação, entrou em contato com o vice-prefeito pedindo urgência no serviço.

Em relação à Proposição Nº 001 de sua autoria, sobre a causa animal, o vereador expôs que é um problema cada vez mais recorrente e corriqueiro no Município e vem se agravando a cada dia. Recordou que em 2021 já havia protocolado este pedido reapresentando novamente com a intenção da Administração tomar alguma medida para combater o crescimento populacional de cães e gatos. “Se tem um animal, tem que cuidar”, declarou Richter pedindo a conscientização da população.

Explanou sobre as emendas parlamentares direcionadas ao Município. Agradeceu o deputado Daniel Trzeciak (PSDB) que destinou um valor de mais de R$ 230 mil para a pavimentação asfáltica da Rua das Saíras e Rua dos Coqueiros, no Bairro Passo de Estrela. Da mesma forma, agradeceu ao deputado Lucas Redecker que enviou cerca de R$ 480 mil para a pavimentação da Rua João Schardong, no Bairro Passo de Estrela. O Município entrará com uma contrapartida de R$ 51 mil em cada emenda lamentando, como várias vezes já colocado por Gustavo, que a Administração poderia contribuir com uma quantia mais alta a fim de beneficiar um maior número de moradores da Schardong.

Destacou que a busca por recursos acontece, mas nem sempre há êxito. Relembrou sua ida à Casa Civil, em Porto Alegre, juntamente com Vanessa de Jesus e Celso Batista dos Santos, onde reivindicaram a continuação do asfalto na RS-130, no Bom Fim, e espera que neste mandato, aquela comunidade seja contemplada.

Parabenizou os vereadores pela conquista das emendas parlamentares que na sua perspectiva, demonstra o trabalho que os vereadores estão exercendo sendo essencial o reconhecimento.

Finalizou sua explanação convidando os adeptos do esporte para prestigiar a final do Campeonato Municipal de Bocha de Cruzeiro do Sul no dia 12, na praça esportiva do Independente, desejando que espera que o espírito esportivo prevaleça.

Data de publicação: 10/02/2022