O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Richter (PSDB), ao se manifestar na Casa Legislativa, agradeceu a presença e as explanações da servidora Aline Moreno e do procurador geral do Município, Samuel Beuren, sobre os questionamentos em relação ao processo licitatório feito por Isidoro Weschenfelder. Quando se fala em transparência, acredita que essa é a conduta a ser tomada, dar espaço para que as dúvidas sejam sanadas.

Explanou sobre a reinauguração da Casa do Morro que aconteceu no dia do aniversário do Município, 22 de novembro. Parabenizou a Administração pela iniciativa da obra e aos demais envolvidos pelo belo trabalho executado. “Fica a partir de agora então, o desafio de mantê-la em atividade para que ela não caia no esquecimento e no abandono como em anos anteriores”, destacou o presidente. Por se tratar de um símbolo do Município, julga ser necessário que a mesma seja tratada com o seu devido valor.

Mencionou o Projeto de Lei que institui como política pública o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- Proerd. Citou que a sugestão foi dada à Administração pelos legisladores através do Anteprojeto e agora, protocolado pelo Executivo Municipal. Parabenizou a todos pela excelente proposta a qual visa educar e direcionar as crianças para um melhor caminho.

A respeito do Projeto de Lei nº 077, que concede incentivo à empresa Haenssgen, o presidente ressaltou que é de extrema importância o apoio aos empreendimentos, tanto às novas empresas como também, as que já estão estabelecidas na cidade declarando que há uma grande cobrança a respeito por parte destes empresários. Espera que o mesmo seja ampliado para outros setores elogiando a atitude do Executivo.

Richter explanou sobre o pedido apresentado por Enilton Quadros sobre a transformação da quadra de esportes do Passo de Estrela em ginásio. Recordou que é uma obra que ele vem solicitando há cinco anos, com diversas conversas com a Administração, tanto a passada com a atual, esbarrando na questão financeira em razão do alto custo. Tentou-se através de emendas parlamentares com deputados recordando a conquista de R$ 100 mil do deputado do PDT, Afonso Motta, destinada à área de Saúde. Na atual gestão, foram contemplados através dos deputados do PSDB, R$ 481 mil de Lucas Redecker, e R$ 250 mil de Daniel Trzeciak Duarte, ambas para calçamento, além de R$ 100 mil de Trzeciak para a Saúde. Tais contemplações vêm de encontro aos pedidos de Quadros. Referente à Rua João Schardong, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Leandro Johner, em torno de 250 metros receberá pavimentação asfáltica em razão do alto valor. O Município entrou com uma contrapartida de R$ 51 mil afirmando que se fossem asfaltados 600 metros como exposto por Enilton, precisariam mais de R$ 1 milhão sendo inviável ao Município. Reforçou o pedido para que a obra atinja uma metragem maior e declarou que a ideia para o futuro é pavimentar mais uma parte a fim de beneficiar mais moradores que há anos sofrem com a poeira.

Solicitou a manutenção da Rua Ireno França e da transversal da Nossa Senhora de Fátima com a Jacob Affonso Lenhard. Roçadas na Rua João Schardong e Relindo Dullius também foram reivindicadas pelo legislador.

Falou sobre a reinauguração da Praça Dona Laura a qual marcou a abertura da programação de Natal do Município e convidou os munícipes para prestigiarem as fases finais do futsal e do Campeonato Regional de Bocha. Concluiu sua exposição lamentando as coincidências de datas afirmando que, como colocado pelo colega Celso dos Santos, verificarão com os organizadores a possibilidade de transferência da bocha.

Data de publicação: 09/12/2021