O presidente Gustavo Henrique Richter (PSDB) ao se manifestar na Casa Legislativa, agradeceu a Administração Municipal pela colocação de iluminação na Rua Irineu Otto Weiler, no Passo de Estrela, recordando que foi uma solicitação já feita desde a última gestão sendo agora atendida.

Falou sobre o Projeto de Lei nº 067 que trata da contratação de educadores. Mencionou a presença na Casa da secretária da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, a qual colocou aos vereadores a grande necessidade de contratação desses profissionais em razão da grande demanda, mediante o crescente número de crianças necessitando de cuidados e acompanhamentos especiais. Acrescentou ainda a questão da Escola Anita Garibaldi que, ano que vem, passa a pertencer ao Município, justificando a urgência nas contratações.

O presidente explanou sobre o Anteprojeto de Lei que institui o Proerd como política pública, um programa educacional de resistência às drogas e à violência. Comentou sobre o encontro que tiveram recentemente para tratar do assunto com o tenente da Brigada Militar, Juliano Bidinoto, e a soldado Elizandra Schenkartczuk, pessoa responsável por ministrar o programa nas escolas. Anualmente há uma dificuldade financeira para as formaturas e, diante da solicitação de apoio ao Poder Legislativo, afirmou que já está sendo discutido quanto a possibilidade de adicionar à Lei de Orçamentária Anual justamente para dar suporte ao programa. Parabenizou o excelente trabalho realizado por Elizandra.

Em relação ao Projeto de Lei que institui turno único no Parque de Máquinas, o vereador apontou que é uma configuração já adotada há muitos anos pela Administração. Mesmo com a possibilidade de houver opiniões adversas a respeito do assunto, o Presidente acredita que o Executivo Municipal priorizou o bem-estar e a saúde dos servidores, além da medida propiciar economia aos cofres públicos. Enfatizou que o colaborador estando bem de saúde, certamente trabalhará e renderá melhor.

Sobre o Projeto de Lei Nº 075 que atribui incentivos a empresas já estabelecidas no município, o vereador colocou que sempre ocorreu uma grande cobrança a respeito do assunto afirmando que é importante trazer novas empresas ao município, mas é fundamental valorizar as que aqui se encontram e mantê-las ativas.

Sobre o documento apresentado pelas colegas vereadoras acerca do Programa de Recuperação de Espaços Esportivos, citou que é mais um programa que o Governo Estadual está lançando. Em conversa com o setor competente, Richter pediu para que a inscrição seja feita, esclarecendo que não há certeza de que Cruzeiro do Sul será contemplado, mas é essencial o Município fazer a sua parte.

No último dia 11, estiveram reunidos para falar do Projeto FETAG-RS em Conexão, liderança e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, presidente e membros da FETAG, Emater, vereadores e agricultores para tratar de assuntos direcionados à agricultura familiar. Diante das colocações, algumas se destacaram como a falta de incentivo para que os jovens permaneçam no interior, linha de créditos, burocracia imposta pelos governos estadual e federal.  Com a formação de uma comissão, buscarão alternativas, como a flexibilização na legislação junto aos deputados.

Quanto à Moção de Aplausos, parabenizou a pequena Helena Pereira e sua família pela conquista desejando que sirva de exemplo a outros jovens. “Esporte é saúde”, frisou Gustavo.

Diante das colocações expostas pelo vereador Isidoro Weschenfelder a respeito das licitações, o Presidente reivindicou a presença do responsável do setor na próxima sessão ordinária para prestar esclarecimentos quanto aos pontos colocados por Weschenfelder.

Parabenizou todos os munícipes pelos 58 anos de Cruzeiro do Sul. Concluiu seu pronunciamento explanando sobre o baile de aniversário na Sociedade de São Rafael e a reinauguração da Casa do Morro parabenizando todos os envolvidos na restauração.

Data de publicação: 25/11/2021