O presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Gustavo Henrique Richter (PSDB), ao fazer uso do seu espaço na Tribuna Livre, iniciou sua fala explanando a respeito do pedido que apresentou sobre o recebimento por doação de placas indicativas de nomes de ruas, localidades, pontos turísticos e instituições. Acredita que a sugestão é uma alternativa para resolver a situação da falta de identificação de inúmeras ruas e estradas do município, situação que vem sendo solicitada frequentemente pelos legisladores e destacou a importância dessa parceria.

Quanto ao Projeto de Lei que trata da abertura de crédito para a inclusão do Programa Atletismo na Escola para viabilizar a construção da pista de atletismo no Parque Poliesportivo Municipal, Richter colocou que o espaço será destinado à prática de aulas de educação física e demais atividades escolares, como também, poderá ser usufruída por toda a população. Recordando que foi um pedido apresentado por ele no atual mandato, manifestou satisfação em saber que a obra será executada.

Quanto à abertura de crédito no valor aproximado de R$ 481 mil para pavimentação asfáltica na Rua João Schardong, agradeceu o deputado federal Lucas Redecker pela quantia destinada. Em conversa com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, foi informado que o Município entrará, de acordo com sua possibilidade financeira, com uma contrapartida de R$ 50 mil, totalizando um montante de R$ 531 mil. Considerando o custo altíssimo do quilômetro de asfalto, a soma não será suficiente para suprir a demanda dos moradores, apontando que o ideal seria ao menos, 500 metros de pavimentação. Aproveitando a presença na Casa Legislativa do prefeito em exercício, João Celso Führ, fez um apelo ao Executivo para que a situação seja revista já que considera injusta parte dos moradores não ser contemplada registrando que a luta pela melhoria ocorre há dezenas de anos. Destacou ainda que é uma oportunidade de o Município realizar a obra sem ter que arcar integralmente com as despesas.

Referente ao Projeto de Lei nº 68, sobre a REURB, registrou que é uma reivindicação antiga dos munícipes e agora, atendida pela Administração. O processo de medição já está em andamento e, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a projeção é que até o final do ano, o primeiro lote esteja regularizado. Parabenizou o Executivo Municipal pela iniciativa.

Quanto ao seu pedido para construção de um abrigo na entrada/saída da EMEF Passo de Estrela apresentado na sessão anterior, colocou que, segundo a secretária da Educação, Cultura e Esportes, o levantamento da obra está sendo feito com projeção que até o fim de 2021 a mesma será executada. Externou sua satisfação pela notícia já que é um pedido dos moradores o qual será atendido.

A respeito da extração de material na propriedade da família Schwertner a qual o Município tem contrato desde o início do ano, e que ainda não foi retirado material, Richter, após contatar o setor do Meio Ambiente, informou que estão aguardando a liberação da Agência Nacional de Mineração para dar início à extração.

Quanto à causa animal colocada pelo colega Isidoro Weschenfelder, o presidente comentou que o abandono de animais é um problema cada vez mais frequente no município. Acredita que a Administração precisa encontrar uma solução já que não há fornecimento de medicamentos, abrigo e nem castração, método fundamental para o controle de natalidade dos animais. Pediu ainda, a conscientização da população quanto ao abandono animal.

Em relação ao passeio ciclístico em comemoração ao Dia das Crianças, que reuniu centenas de pessoas, parabenizou os responsáveis pelo sucesso do evento. Explanou sobre o campeonato municipal de futsal convidando a população para prestigiar os jogos.

Informou que a secretária de Saúde, Patricia Haenssgen, juntamente com a farmacêutica Sabrina Porsche, firmaram um termo de adesão ao Programa Farmácia Cuidar Mais. Trata de um programa de transferência de recursos destinado aos municípios do estado do Rio Grande do Sul com objetivos de ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos nas Farmácias de Medicamentos Especiais nos municípios gaúchos, o qual é estruturado em 3 eixos: estrutura, cuidado farmacêutico e identidade visual das farmácias. O valor financeiro repassado será de acordo com o porte de cada Município, sendo que Cruzeiro do Sul receberá R$ 50 mil.

Finalizou seu pronunciamento mencionando o pedido da colega Roselene Marmitt sobre as placas de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos. O presidente informou que a Administração abriu processo de licitação e acredita que em breve o Município fará a instalação das placas o que certamente será de grande valia em questão de economia.

Data de publicação: 28/10/2021