Para promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, a Mesa Diretora do Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, sob a presidência da vereadora Daiani Maria (MDB), promoveu durante o mês de abril, mês direcionado ao Autismo, diferentes ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as ações promovidas, um servidor da Câmara de Vereadores foi disponibilizado para auxiliar no processo para a confecção da CIPTEA- Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que é feito através do preenchimento do formulário no site da FADERS.

A CIPTEA é um documento digital que tem por objetivo facilitar a identificação e otimizar o acesso de autistas nos serviços públicos e privados, garantindo a atenção integral e oferecendo a prioridade no atendimento. Com o fim do mês de abril e evidenciando o encerramento das atividades ao mês alusivo ao Autismo, essa quarta-feira foi marcada pela presença de familiares de autistas que estiveram na Câmara de Vereadores para encaminhar o documento.

Compreendendo a importância da Carteira do Autista e defendendo a ideia de que é preciso trabalhar o assunto de forma efetiva, além do mês de abril, a presidente da Casa Daiani Maria (MDB) anunciou que a oferta do serviço se estenderá por prazo indeterminado, assim, quem tiver interesse na confecção do documento, deve ir à sede do Poder Legislativo cruzeirense, localizado no térreo da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, na Rua São Gabriel, nº 72, com os seguintes documentos:

1) documento de identificação da pessoa com TEA e dos responsáveis;
2) laudo médico comprovando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com indicação do código de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à saúde (CID), bem como assinatura e carimbo do médico;
3) fotografia colorida em formato 3x4 da pessoa com TEA (não deverá estar com acessórios que impeçam a identificação da face, como chupeta, óculos escuros, boné, etc.);
 4) cartão SUS.

O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira: 08h- 12h/ 13:30h- 17 h e, sextas-feiras: 08h-13h.

Data de publicação: 03/05/2023