⠀⠀⠀⠀

O vereador José André Schmitt (Progressistas), ao se pronunciar na Tribuna Livre, inicialmente enviou condolências à família do médico Rogério Zingano pelo falecimento, em 23 de janeiro, recordando os muitos anos que Zingano atuou em Cruzeiro do Sul na área da Saúde.

A respeito do documento protocolado por ele para a manutenção da estrada em Linha Sítio, especialmente no travessão que dá acesso a Boa Esperança, salientou as más condições da via apontando o seu estreitamento e a situação de barro após episódios de chuva.

Reforçou o pedido realizado em 2021 para reconstrução da cabeceira no pontilhão em Linha Sítio, sobre o Arroio Jaó. Citou que há mais de cinco anos a ponte está danificada e o reparo trata-se de um investimento de baixo custo manifestando sua preocupação com a situação.

Sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 089 que trata da abertura de crédito no valor de R$ 200 mil, emenda do parlamentar Affonso Hamm (Progressistas), o vereador expôs que a verba será utilizada para a pavimentação asfáltica em Linha Sítio. Declarou que nos dias de hoje é necessário trabalhar na busca de pavimentação asfáltica evidenciando os altos custos das manutenções das estradas destacando que o Município possui mais de 600 km de estradas de chão. O vereador recordou que a pavimentação que vai contemplar a Igreja Católica e a Escola Estadual de Ensino Médio São Miguel é uma reivindicação antiga dos moradores, “não será feito muita coisa, mas é o início”, rematou Schmitt. A obra terá a participação do Município e está em fase de licitação.

Parabenizou os servidores públicos que elaboraram um abaixo-assinado solicitando reajuste salarial de 16,4% julgando a reivindicação como justa, já que desde março de 2019 não há correção. Pediu à Administração que avalie com apreço o pedido alegando o considerável aumento no custo de vida nos últimos anos. “Nada mais justo, valorizar o funcionário”, afirmou Schmitt.

Agradeceu ao senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) que destinou uma emenda no valor de R$ 120 mil para o Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul, mediante kit com: um veículo, cinco computadores, uma impressora, um ar condicionado, um televisor, um refrigerador, um bebedouro e uma cadeira para o transporte de crianças. Ressaltou a importância do setor para o Município, bem como suas dificuldades.

Agradeceu os secretários de Estradas e da Agricultura e Meio Ambiente, pelos atendimentos prestados neste período de estiagem. Recordou que é o terceiro ano que o Município enfrenta déficit de chuva sendo essa uma grande preocupação.

Finalizou se manifesto convidando todos para prestigiarem a final do Campeonato Municipal de Bocha.

Data de publicação: 09/02/2022