A vereadora Daiani Maria (MDB) ao se pronunciar na Casa Legislativa, primeiramente falou sobre a utilização de notebooks pelos vereadores. Externou sua satisfação pela nova ferramenta de trabalho que gerará economia em relação ao uso de folhas. Sugeriu à Casa o monitoramento no intuito de ter uma ideia real da economia proporcionada.

Em 21 de junho participou da aula inaugural da segunda edição do projeto Bike Solidária, um movimento em parceria do Ministério Público, Polícia Civil, Senai e Administração Municipal de Cruzeiro do Sul. São 16 alunos das escolas de Ensino Médio João de Deus e de Ensino Fundamental Jacob Sehn que estão se capacitando para o conserto de bicicletas, bicicletas essas oriundas de apreensões. A qualificação tem duração de 80 horas e com aulas duas vezes na semana. Daiani convidou os colegas vereadores para acompanharem uma aula a fim de identificar o quão bonito é o projeto. Acrescentou ainda que ao fim do curso, os estudantes receberão o certificado em conclusão de mecânica de bicicleta com formatura nas dependências da Casa do Morro. Relatou que em 2021 o Ministério Público inscreveu o projeto Bike Solidária no Prêmio Innovare que tem o intuito de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil sendo recentemente apresentado ao consultor do Prêmio. A vereadora parabenizou os envolvidos, especialmente o Executivo Municipal por aderir ao projeto viabilizando a capacitação dos jovens.

Falou sobre o Baile da Terceira Idade que prestigiou na companhia da colega Marni Ledur (MDB). “Um lindo momento lá na comunidade da Boa Esperança, o primeiro baile de retomada depois da pandemia”, destacou a vereadora explanando sobre a ansiedade dos idosos pela retomada das festividades. Expôs que na oportunidade, o transporte foi um dos assuntos abordados. Em contato com a Administração, esclareceu-se que esses eventos não foram incluídos no calendário do Município pelo fato dos grupos da terceira idade não terem o conhecimento de como esse retorno aconteceria. “A pandemia nos trouxe incertezas, nos trouxe situações que ocasionaram essa dificuldade”, acrescentou a vereadora afirmando que os grupos estão mobilizados e organizados para que no próximo ano tais eventos sejam inseridos no calendário a fim de solucionar o problema oportunizando o transporte aos frequentadores. Divulgou que em 05 de agosto será promovido o tradicional Baile do Vovô e da Vovó na Comunidade do Canarinho onde a música, a alimentação e o transporte serão custeados pela Administração Municipal.

Com 16 equipes disputando o Campeonato das Categorias de Base, com a participação de 120 crianças, a legisladora salientou o número significativo de pessoas mobilizadas. Agradeceu de forma especial o coordenador dos Esportes, Paulo Alexandre Mallmann, e o professor Dionas Kich- o “Donha” pela dedicação de ambos.

Sobre a substituição dos refletores do Ginásio Municipal Orlando Eckert reivindicado pelo vereador e presidente da Casa, Demétrios Lorenzini (PL), a legisladora declarou que, segundo a Administração, o processo de troca está em andamento. O croqui do projeto já foi emitido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a avaliação do eletricista foi realizada sendo necessário ainda, o parecer de um engenheiro elétrico em razão do alto custo das lâmpadas. Para o feito, além da necessidade da compra dos itens ser assertiva, é preciso dispor de um transporte específico em razão da altura das lâmpadas. Acredita que nos próximos meses o local já esteja melhor iluminado e com uma opção mais econômica.

A respeito da Proposição elaborada pelo vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) referente às lixeiras, Daiani expôs que tal carência foi percebida pelo secretário de Obras, Milton Weiler, o qual já está providenciando os novos itens sendo que o trâmite está na cotação de valores. Segundo Weiler, serão instaladas lixeiras de metal na zona rural do Município, e as de plástico serão redistribuídas pela área urbana. Concluiu seu manifesto abordando situações a respeito da iluminação pública, reclamação recorrente dos munícipes.

Data de publicação: 14/07/2022