⠀⠀⠀⠀

A vereadora Daiani Maria (MDB) ao cumprimentar os presentes, entre eles, o suplente de vereador do Partido Liberal, Arley Olbermann, colocou que gostaria de ver Olbermann ocupando uma cadeira no Legislativo e expondo suas ideias na Casa.

Agradeceu a aprovação da Proposição de sua autoria que sugere que a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) seja realizada pela Secretaria da Saúde. Recordou que a alteração já havia sido abordada com a secretária responsável pela pasta, acontecendo agora, a formalização do pedido. Esclareceu que a carteira de identificação atualmente é confeccionada pelo setor de Trânsito e, em decorrência da realocação da Secretaria da Saúde para o prédio da Prefeitura, acredita que a mudança seja pertinente viabilizando o contato entre famílias e Administração, propiciando a Administração conhecer as pessoas que utilizam o serviço exercendo a prioridade do atendimento.

Explanou sobre uma informatização do sistema de Saúde, além do que hoje existe, sugerindo um sistema que notifique os pacientes por celular sobre consultas agendadas. Acredita que a ação contribuiria para a redução das faltas às consultas médicas colocado pela vereadora Maisa Siebenborn através da Campanha Saúde Sem Falta.

Diante do pedido da Administração para que os vereadores auxiliassem na causa animal, a vereadora buscou mais informações a respeito. Recordou seu encontro com a vice-prefeita de Capão da Canoa, Juliana Martin, onde foi indicada a Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. Em reunião na referida Secretaria, na capital gaúcha, foi apresentada a ela e a colega Marni Ledur (MDB) o Programa Melhores Amigos, um projeto do Estado que oferece custeio de R$ 200 por animal para a castração cabendo ao Município arcar com o restante do valor, se necessário. Acrescentou que inúmeras cidades estão no processo e acredita que Cruzeiro do Sul também aderirá ao Programa, o que não significa que Cruzeiro do Sul será contemplado. A partir da adesão, é necessário a elaboração de um plano de trabalho por parte do Município. Daiani afirmou que levará as informações à Secretaria competente a fim de a ideia ser construída juntamente com o Executivo Municipal. Na ocasião, ainda se colocaram à disposição para virem a Cruzeiro do Sul no intuito de exporem serviços prestados pela Secretaria em relação à causa animal.

Expôs que durante visitas às escolas de Cruzeiro do Sul, o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus, Oséias Souza de Freitas, abordou o Projeto apresentado em 2021 ao Governo do Estado para a reforma do refeitório, da cozinha e dos banheiros do educandário. A escola que possui em torno de 400 alunos, oferece aula nos três turnos vivencia uma situação que impede a utilização dos banheiros em um dos andares. No intuito de encontrar uma forma de contribuir com a escola, em conjunto com a vereadora Marni Ledur (MDB), as vereadoras foram à Secretaria Estadual da Educação (Seduc), encontro viabilizado pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB). Divulgou com satisfação que foram informadas por Zanchin que o valor pleiteado pela escola, cerca de R$ 297 mil, foi liberado e estará disponível no prazo aproximado de 30 dias para a reforma dos espaços. Agradeceu a assessoria do deputado e, especialmente o parlamentar.

Falou sobre a manifestação contra a concessão da RSC-453 que participou em 11 de junho. Parabenizou os organizadores do movimento, a Administração Municipal e a comunidade. Diante dos escândalos noticiados recentemente, espera que o Governo do Estado reavalie o edital. “É uma pouca-vergonha os ex-diretores terem sido presos por desvio de verba e hoje a nossa comunidade continuar pagando o preço para transitar em estradas que não tem condições de passarem os carros e ainda perderem as suas isenções”, enfatizou Daiani. Concluiu seu pronunciamento registrando o desejo de que o Estado reavalie o edital.

Data de publicação: 23/06/2022