A vereadora Daiani Maria (MDB), ao fazer uso do seu espaço na Casa Legislativa, inicialmente agradeceu a aprovação da Proposição para a implantação de chimarrita na Casa do Morro e na Praça Dona Laura. Com a revitalização dos dois espaços, ambos locais estão recebendo um número considerável de pessoas e acredita que seja interessante oferecer água quente nesses pontos à população.

Sobre o Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade de realização de exames de acuidade visual nas escolas e creches municipais, Daiani expôs que essa é uma proposta que teve êxito em vários Municípios e vê como uma política pública de saúde e também, uma questão de educação, já que através de um exame prévio, pode ser diagnosticado distúrbios visuais prevenindo problemas maiores.

Falou a respeito do Dia de Campo Pró-Milho/RS, parabenizando a Emater e a Secretaria da Agricultura pelo evento na propriedade de Adriano Müller e família, na Boa Esperança Baixa. Na ocasião, foi tratado de temas como as tecnologias disponíveis ao produtor rural, sistema de irrigação, reserva de água, solos. Momento interessante e que contou com a participação de agricultores de aproximadamente oito Municípios.  Relatou que aproveitou a oportunidade para visitar o Moinho Boa Esperança e pediu uma atenção especial por parte do Executivo Municipal à estrada e roçada nas proximidades do empreendimento.

Falou sobre a reunião que participou acerca do Projeto Bike Solidária que estará presente em Cruzeiro do Sul a partir de junho, uma parceria do Senai e Promotoria de Justiça. Trata-se de um curso de mecânica de bicicleta ofertados a alunos de 14 a 18 anos que serão escolhidos nas escolas pelos diretores, sendo nesse primeiro momento, contemplados estudantes das escolas João de Deus e Jacob Sehn. O curso iniciará em 02 de junho, com duração de 80 horas e será ministrado duas vezes por semana. O Município contribuirá com o deslocamento e lanche. Externou sua alegria por essa situação estar acontecendo em Cruzeiro do Sul propiciando a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Informou que a Secretaria de Educação, está em contato com o Senai no intuito de trazer outros projetos ao Município.

Mencionou o retorno do atendimento odontológico no posto de saúde do Passo de Estrela, afirmando que essa retomada ajudará a comunidade do Passo de Estrela e arredores, como também, contribuirá para que os outros dois profissionais desenvolvam um melhor atendimento, bem como ampliá-lo.

Concluiu seu pronunciamento manifestando sua dor pelo falecimento de Elaine Schneider. Elaine era a primeira suplente de vereadora do MDB, foi secretária da Educação em Cruzeiro do Sul, coordenadora da Terceira Idade e atualmente coordenava o Projeto Vida. "Uma amiga, companheira, mãe, esposa, e um grande ser humano”, destacou a legisladora prestando sua última homenagem à amiga.

Data de publicação: 27/04/2022