A vereadora Daiani Maria (MDB) explanou na Casa Legislativa sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril. Agradeceu as famílias cruzeirenses e a organização não governamental (ONG), Azul Como o Céu, pelo convite para o evento no Espaço de Formação da Rede ICM, em Lajeado/RS.

Falou a respeito da semana de conscientização sobre o autismo no município, ação proposta pela Administração Municipal e realizada pela Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, sendo proposto um encontro entre psicóloga e professores das redes municipal e estadual que atuam em Cruzeiro do Sul, além de uma roda de conversa com os pais. “O autismo é isso, a gente precisa falar para poder entender e para saber incluir”, enfatizou a vereadora. Recordou que a iniciativa sobre o assunto ocorreu na Câmara de Vereadores, em 2021, onde ela apresentou a proposta a qual foi apoiada pelos demais legisladores, matéria sancionada através da Lei Nº 1.783. Acrescentou que há possibilidade de Cruzeiro do Sul contar com uma ONG, estruturada por pais.

Parabenizou os munícipes de Cruzeiro do Sul que organizaram e os que participaram da manifestação nas proximidades do pedágio na RSC-453 e elogiou a organização do grupo que contou com distribuição de panfletos e apoio de policiais. “Nosso povo está lutando pelo pedágio, assim como a nossa Casa e a nossa Administração também”, lamentando que não estão sendo ouvidos. A legisladora falou ainda a respeito da audiência pública que ocorreu no início do mês de abril, na Câmara de Vereadores de Lajeado/RS, e espera que o Governo do Estado reavalie o edital.

Quanto ao primeiro encontro da AVAT Mulher promovido em 31 de março, evento alusivo ao mês da Mulher a qual Daiani é integrante da coordenação, expôs que a ocasião contou com a presença da secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, ex-senadora Ana Amélia Lemos, da única prefeita do Vale do Taquari, Vânia Brackmann- de Poço das Antas, da deputada estadual Patrícia Alba, e das deputadas federais, Maria do Rosário e Lisiane Bayer. Cerca de 100 pessoas, de 32 municípios, participaram do encontro havendo uma homenagem à primeira prefeita eleita no Rio Grande do Sul, sendo essa, de Cruzeiro do Sul. Registrou a grandeza do evento e agradeceu a participação de vereadoras, assessoras, vice-prefeitas, em especial, a colega vereadora cruzeirense, Marni Ledur. “A AVAT é um espaço de valorização e debate para todas as mulheres que gostam de política e de fazer política”, enfatizou Daiani.

Falou a respeito do aumento intenso de casos de dengue solicitando a atenção da Administração aos veículos velhos e estacionados há anos no Parque de Máquinas em razão do acúmulo de água nos faróis.

Encerrou seu pronunciamento explanando sobre a Proposição para a aquisição de uma van para viabilizar o transporte de pacientes a Porto Alegre. Reforçou a colocação do colega Isidoro: “essa aqui é a casa do povo”, enfatizando a importância de os munícipes apresentarem suas demandas e agradeceu o cruzeirense Marco Henz que expôs tal necessidade.

Data de publicação: 13/04/2022