A vereadora Daiani Maria (MDB) ao fazer uso da palavra em 18 de agosto, explanou sobre os pedidos apresentados por ela na última sessão ordinária. Quanto às grades de proteção no portão de saída de três escolas municipais de educação infantil, afirmou que os educandários ficam muito próximos à rua julgando que a ação é de fundamental importância. “Acredito que a gente precisa trabalhar na prevenção”, destacou Daiani.

A respeito da manutenção e melhoramento dos banheiros do Parque Poliesportivo, a legisladora apontou que o local está ficando muito bonito com as obras que vem acontecendo, mas uma reclamação constante são os banheiros. Recordou a reforma realizada no ano passado que gerou um custo exorbitante ao Município, lamentando o descuido de algumas pessoas e pedindo à comunidade que cooperem na conservação do ambiente.

Falou de sua visita ao Hospital São Gabriel Arcanjo. Mencionou a instalação de um aparelho de ecografia que está prevista para as próximas semanas. Além de suprir a necessidade dos cruzeirenses, a ideia é disponibilizá-lo para outros municípios a fim de contribuir com o custeio das obras e despesas.

Daiani falou sobre o Projeto de Lei nº 009 de sua autoria que veda a nomeação pela Administração Pública direta e indireta de pessoas condenadas pelas Lei do Feminicídio e Lei Maria da Penha. A legisladora agradeceu aos colegas pela aprovação do texto que aconteceu em pleno Agosto Lilás- mês de campanha de conscientização para o fim da violência contra a mulher, declarando que a Casa dá um passo em relação a algo que possa ser feito para tentar prevenir, amenizar, combater a violência contra a mulher. Acredita que será muito positivo ao Município se a matéria for sancionada, indicando que é uma das formas de o Poder Público exercer a responsabilidade pelo enfrentamento contra a violência à mulher reforçando a necessidade de falar a respeito.

As pesquisas mostram que aproximadamente 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no ano passado e cerca 106 mil denúncias de violência contra a mulher foram realizadas ressaltando o quão é real a situação. Registrou que a Lei da Maria da Penha completa 15 anos este ano proferindo sobre a trágica história de Maria da Penha Maia Fernandes. Através de uma união de esforços em agosto de 2006 a Lei foi sancionada e está em vigor até os dias de hoje.

Encerrou o discurso ressaltando que a violência contra a mulher não é somente física e sim, cultural, social, política, ideológica e afeta mulheres, crianças e jovens. Lamentou que idosos e crianças também são alvos deste tipo de atitude. Julga que a luta para erradicar, punir e inibir toda e qualquer violência de gênero deve partir de todos divulgando que no site do Governo Federal há canais de denúncia.

Data de publicação: 24/08/2021