⠀⠀⠀⠀

A vereadora Daiani Maria (MDB) ao fazer uso da Tribuna Livre, primeiramente falou sobre a Proposição que apresentou a respeito dos monitores no transporte escolar. Mencionou seu espanto ao saber que crianças a partir de 5 anos utilizam o transporte e, sozinhos, sobem e descem do veículo além de se deslocarem ao educandário. Acredita que essa situação gere angústia aos pais mencionando que, mesmo com todo o cuidado do motorista, julga imprescindível a presença de um monitor. Pede que o documento seja avaliado pela Administração e, se possível, atendido, para oferecer tranquilidade aos pais e possibilitando que os motoristas dirijam sem terem que se preocupar com o que está acontecendo no interior do veículo, atentando-se ao trânsito. Sugere ainda que, em caso de não ser possível disponibilizar em todos os ônibus, que iniciem nos da educação infantil.

Agradeceu a visita do deputado Vilmar Zanchin onde destinou R$ 50 mil ao Hospital São Gabriel Arcanjo e, segundo o diretor da casa de saúde, o valor será investido na informatização devido ao marco regulatório da internet. Em relação à Proposição que trata da RS-130, onde sugere que a Administração Municipal elabore um projeto de continuação do asfalto no Bom Fim, sabendo que virá investimentos do Governo do Estado direcionados à pavimentação, acredita que se o Município tiver um projeto bem estruturado para apresentar ao Estado, a chance de ser contemplado será maior. Durante a visita do deputado Zanchin, aproveitou a oportunidade para solicitar agendamento de uma audiência com o Secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, afirmando que acredita que a partir desse encontro, obterão resultados.

Sobre o Requerimento em relação à Receita Federal, expôs que mediante ações relacionadas à educação fiscal, diversas apreensões   são feitas pelo órgão. Inicialmente pediu materiais de informática para as escolas municipais a fim de dar melhores condições aos alunos e, em segundo momento, reivindicou um caminhão munck para agilizar a troca de lâmpadas na cidade além de ofertar mais segurança aos servidores. Nesse mesmo documento, reivindicou ainda um ônibus apontando que, conforme solicitado pela colega Maisa para que a Administração Municipal assuma o transporte público no interior da cidade, juridicamente não é permitido pelo fato de Cruzeiro do Sul dispor de apenas ônibus escolares, situação que se modifica caso seu pedido seja atendido.

Sobre a vacinação contra covid-19, a vereadora sugeriu que sejam oferecidos horários alternativos no intuito de viabilizar a imunização dos caminhoneiros, considerando que durante a semana, muitas vezes, fica inviável para estes profissionais procurarem as unidades de saúde. Pediu ainda que a data estipulada seja amplamente divulgada a fim de vacinar o maior número de pessoas possível.

Findou sua explanação comentando sobre a observação do vereador Demétrios a respeito das reivindicações na EMEI Dona Maria Julieta apresentadas pelo vereador Isidoro Weschenfelder. Citou que, segundo Weschenfelder, a visita ao educandário foi realizada no dia 31 de maio, divergindo de uma publicação em rede social que sugeria que a visita havia sido feita há dois dias. Acredita que tenha sido essa situação que gerou o desencontro de informações. Relatou que quando esteve no local, tais demandas também foram apresentadas a ela, mas a Administração já estava providenciando, concluindo que foi nesse sentido que gerou a preocupação na diretora.

Data de publicação: 24/06/2021