Na sede do Poder Legislativo do município, em 16 de junho, para tratar a respeito da concessão da RSC-453 à iniciativa privada, os vereadores receberam o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, Marcos Hinrichsen.

O representante do sindicato explanou sobre os efeitos da concessão. Em uma ideia inicial, segundo ele, há dois pontos preocupantes: a extinção da isenção do pagamento de tarifa de pedágio na praça do Município, e a questão dos acessos às propriedades estabelecidas às margens da rodovia em caso de duplicação. Marcos ressalta que todos os ajustes precisam ser apontados e discutidos o mais breve possível já que, após o contrato assinado entre Governo e empresa que administrará a via, as determinações valerão por 30 anos. Enfatizou que há pouco tempo para a mobilização, sendo fundamental unir esforços e o envolvimento da comunidade.

A partir de sexta-feira (18), o Governo vai abrir consulta pública envolvendo as concessões e a população terá 30 dias para discutir e opinar a fim de modificar o projeto.  Hinrichsen ressalta que busca apoio para lançar uma proposta no intuito de amenizar os efeitos da ação já que a inicial foi entendida como inviável.

Os vereadores deram total apoio ressaltando a importância de agirem o quanto antes. Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Gustavo Richter, contatarão  algumas lideranças procurando apoio, além de formarem comissões para levar o assunto às comunidades fortalecendo o movimento.

Para participar das consultas públicas, os interessados em enviar sugestões, a partir de amanhã (18), deverão realizar suas contribuições mediante o preenchimento do FORMULÁRIO DE CONTRIBUIÇÕES disponível no site https://parcerias.rs.gov.br/rodovias. O formulário preenchido deve ser encaminhado para o e-mail [email protected]. A data limite para as contribuições é 18 de julho de 2021.

Data de publicação: 17/06/2021