Demétrios Lorenzini (PL), presidente da Casa Legislativa, iniciou seu pronunciamento registrando que, com a atuação das suplentes de vereador Cristiane Schneider e Daniela Sehn, a atual composição da Casa conta com oito mulheres e cinco homens, entre servidores e vereadores, o que muito o orgulha. Colocou que há a questão legal quanto à obrigatoriedade da proporcionalidade das mulheres, sendo muitas vezes uma dificuldade, ressaltando que é imprescindível a iniciativa feminina em participar da política. Manifestou o seu contentamento pelo fato das mulheres serem maioria na Câmara de Vereadores, “um orgulho para as mulheres e para Cruzeiro do Sul”, enfatizou Lorenzini.

Quanto à colocação da colega Daniela Sehn parabenizando os vereadores pelo trabalho que estão executando, Demétrios expôs sua satisfação diante do elogio. Afirmou que comentários desse tipo também foram feitos a ele o que lhe traz a certeza de que estão no caminho certo.

Agradeceu os vereadores que se empenharam na divulgação e na arrecadação de donativos para a primeira Campanha do Agasalho da Câmara de Vereadores, a qual foi um sucesso. Espera que a ação continue nos próximos anos. Agradeceu todas as pessoas que contribuíram com as doações que, somadas com as peças doadas após o encerramento da campanha, totalizam mais de 600 peças entre calçados e roupas. Quem tiver a intenção de contribuir poderá participar da Campanha da Secretaria da Assistência Social e Habitação que estará arrecadando até a metade do mês de agosto. Agradeceu o secretário Sérgio Backes por aceitar e acreditar na ideia e, de forma especial, agradeceu os pontos de coleta.

Recordou que na última sessão ordinária, no fim de julho, falou a respeito do apoio aos agricultores divulgando que muitos produtores rurais tiveram seus acessos melhorados e tantos outros ainda carecem de tal atenção. Agradeceu o Executivo Municipal e demais envolvidos pelos atendimentos já prestados destacando que sempre está vigilante e em busca da contemplação de todos.

Quanto à Proposição de sua autoria, que trata do caminhão que transporta dejetos orgânicos, expôs que é um assunto muito comentado e em visita ao Parque de Máquinas de Cruzeiro do Sul foi colocado que a questão seria logo resolvida. Declarou que o assunto é uma queixa tanto dos produtores como da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente gerando dúvidas quanto à continuação da prestação do serviço. Lorenzini esclareceu que o documento tem por objetivo pedir a autorização urgente do empenho para realização da manutenção do veículo. Na possibilidade da suspensão do serviço, o presidente solicitou que venham a público disseminar a informação de que o serviço não será mais oferecido. Registrou que os pedidos nesse sentido são inúmeros e estão empenhados em solucionar este problema para uma classe tão importante ao Município.

Explanou sobre a final da Taça Integração. Registrou que em seu entendimento, quando tratam de esportes, não se referem apenas a prática e sim, proporcionar alegria às pessoas, um movimento econômico e turístico já que o evento contou com a presença de pessoas de outras cidades. Destacou que quarenta pessoas se mobilizaram para receber mais de mil pessoas e parabenizou todos os envolvidos. Agradeceu ao Executivo Municipal que sempre apoiou o esporte buscando alternativas de proporcionar a prática aos cruzeirenses.

Finalizou seu discurso com a mensagem: “Se não houvesse esperança, não estaria lutando”, desejando positividade a todos pedindo para que as pessoas tenham esperança de dias melhores e de um mundo melhor.

Data de publicação: 11/08/2022