⠀⠀⠀⠀

O presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Demétrios Lorenzini (PL), ao fazer uso da palavra destacou a presença na Casa do colega de partido e suplente de vereador, Arley Olbermann. Comentou que no próximo ano, certamente ele ocupará uma cadeira no Legislativo.

Mencionou a Proposição onde sugere a contratação de um médico veterinário para atender os agricultores cruzeirenses. O pedido já foi apresentado por ele em 2021 sendo alegado na época que a contratação era inviável por questões financeiras. Lorenzini afirmou que o Município tem condições de arcar com este custo diante dos números apresentados.

Falou sobre sua participação na manifestação contra a concessão da RSC-453, ação que ocorreu em conjunto com a cidade de Encantado. Agradeceu os participantes, citando comunidade e organizadores. Ao avaliar o edital, nota-se que Cruzeiro do Sul e Encantado, cidades hoje divididas pela praça de pedágio, terão benefícios daqui vinte anos e no caso de Cruzeiro do Sul, o Município será contemplado com apenas duas melhorias. A única solução identificada pelo presidente é trancar o edital e buscar alterações. Durante o protesto, entre diferentes situações levantadas, a perda de isenção recebeu destaque, questão fundamental para que a população busque serviços essenciais no seu próprio município. Quanto à opção de rotas alternativas, apontou que gera preocupações desde já em relação à qualidade das estradas e poeira aos moradores. Criticou os estudos técnicos e a inflexibilidade do Estado. Enfatizou ainda o prejuízo que as praças de pedágio trazem à classe empresarial.

Parabenizou de forma especial os prefeitos que se desligaram da AMVAT, entidade que deveria representar os Municípios, mas não cumpriu com o seu papel, não se dedicando de forma efetiva na causa. Questionou sobre a situação de Cruzeiro do Sul na AMVAT. Esclareceu que os vereadores fazem parte da AVAT registrando que a entidade apoia os legisladores oferecendo suporte e representatividade.

Falou sobre o início da obra de continuidade na pavimentação na Rua Nicolau Zart, em São Rafael. Colocou que da mesma forma, as melhorias acontecerão no Passo de Estrela e Linha Sítio, registrando o empenho dos vereadores.

Divulgou que neste ano a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul está promovendo a Campanha do Agasalho, que se estenderá até 15 de julho, além do evento que será promovido no próximo dia 09, na entrada da cidade, para arrecadação de doações. Finalizou sua explanação com a frase: “seu sucesso só depende de você”.

Data de publicação: 23/06/2022