Diante da recente apresentação do modelo de concessão de rodovias do Rio Grande do Sul, lideranças reuniram-se no plenário da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, na manhã do último sábado (26/06), no intuito de planejar os próximos passos a respeito da nova concessão da RSC-453.

O encontro foi coordenado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Richter, com a participação do prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, dos vereadores cruzeirenses, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, Marcos Hinrichsen, do vice-presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), Leandro Mariante, do secretário de Assistência Social e Habitação, Sérgio Backes, além da presença de lideranças comunitárias.

Proposta Inicial
Na oportunidade, foi destacado questões fundamentais que o projeto inicial não prevê, como as isenções de pagamento de tarifa de pedágio e instalação de rótulas de acesso, tão reivindicadas pelo Poder Público e população.

Estado
O secretário extraordinário de parcerias do Estado, Leonardo Busatto, apresentou-se aberto ao diálogo não sendo sua intenção prejudicar o Município e comunidade pedindo que a Administração Municipal proponha um novo local para a instalação do pedágio. Prefeito João Dullius esclareceu que o projeto está sendo providenciado junto ao setor de engenharia e nos próximos dias será apresentado ao Estado.

Poder Legislativo
O Poder Legislativo apoia a retirada da praça de pedágio do Município de Cruzeiro do Sul oferecendo suporte à população para que, diante da impossibilidade, as consequências da concessão sejam suavizadas.

AVAT
O representante da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari, Leandro Mariante, destacou que o pedágio, em um ponto ou outro, será instalado salientando que o objetivo é buscar o máximo de vantagens. Segundo Mariante, a AVAT é favorável ao pedágio desde que atenda às necessidades da população e Municípios.

Participação popular
É de fundamental importância a comunidade ter ciência do que prevê o edital e participar da consulta popular que encerra em 18 de julho a fim de contribuir com sugestões buscando benefícios, entre eles, isenções da tarifa e garantia de acesso às propriedades diante da duplicação.

Objetivo
Busca-se através da união de lideranças, apoio e participação da comunidade, a retirada da praça da cidade ou, ao menos, amenizar os impactos negativos da nova concessão destacando que as definições estabelecidas perdurarão por 30 anos. Nesse sentido, está sendo organizado ações para fortalecer o movimento que legitimará o posicionamento do Executivo Municipal diante do Estado, tornando-se imprescindível a participação da Consulta Popular via e-mail.  Os interessados em participar das consultas públicas, deverão realizar suas contribuições mediante o preenchimento do FORMULÁRIO DE CONTRIBUIÇÕES disponível no site https://parcerias.rs.gov.br/rodovias. O formulário preenchido deve ser encaminhado para o e-mail [email protected].

Data de publicação: 29/06/2021