Os vereadores de Cruzeiro do Sul receberam, na noite de terça-feira (20/04), o secretário de Administração e Finanças, Volmir Dullius; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Leandro Johner e a secretária de Saúde e Saneamento, Patricia Haenssgen.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, Gustavo Richter, e teve como objetivo atender a solicitação da vereadora Vanessa de Jesus, bem como esclarecer situações envolvendo pedidos dos vereadores.

O secretário Volmir Dullius esclareceu que alguns pedidos não estão sendo atendidos em razão da quantidade considerável de solicitações que demandam tempo e recurso para a execução, somados à precariedade dos maquinários e indisponibilidade de material.

Arrecadação do Município em meio à pandemia

O secretário Volmir Dullius falou sobre a arrecadação do Município. Informou que 60% do orçamento está comprometido com a saúde e educação. Diante do atual cenário, devido a instabilidade causada pela pandemia, algumas ações não estão sendo executadas a fim de frear as despesas pois há o risco de enfrentarmos uma terceira onda de Covid-19 e o Município precisa estar preparado. Destacou que neste ano, ainda não receberam auxílio do Governo Federal para o enfrentamento à pandemia.

Segundo o secretário, o que mais lhe preocupa é a questão do IPTU. A inadimplência está em R$ 2.500.000,00. Diante das sugestões dos vereadores com intuito de diminuir esse valor exorbitante, Dullius informou que a emissão de guias de taxas e impostos no site da Prefeitura está em andamento e, quanto ao pagamento via cartão de crédito, apontou que essa opção acarretaria despesas à Administração além de um custo adicional de 4,5% ao contribuinte que optar por pagar dessa forma.

Estradas
Além da precariedade do maquinário, o secretário de Administração e Finanças apontou a questão do material. Com a interdição da saibreira, a Administração fechou contrato para a extração de material com a família Schwertner e agora, estão providenciando a licença ambiental. Assim que resolvido, destacou que o foco será na manutenção das estradas públicas e, em segundo plano, melhorias nos acessos às propriedades rurais.

Redirecionamento de recursos e inclusão no grupo prioritário de vacinação
Dullius esclareceu que recursos destinados ao transporte e merenda escolar não podem ser gastos para outro fim, tornando-se impraticável como, por exemplo, a doação de cestas básicas para alunos, sugerido pelo vereador Demétrios Lorenzini.

Quanto à inclusão de crianças especiais no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19, reivindicada pelo vereador Isidoro Weschenfelder, a secretária de saúde informou que o Município não tem autonomia para determinar o público alvo sendo essa determinação feita pelo Governo Federal.

Apoio às empresas
Após fechamento recente da fábrica de calçados em Cruzeiro do Sul, o secretário Leandro Johner comentou que estão em busca de uma nova empresa para o local, porém devido aos trâmites e, muitas vezes por exigências feitas pelas próprias empresas, torna-se algo demorado a ser concretizado.

As novas empresas que em Cruzeiro do Sul estão se instalando, Johner expôs que, por não dispor de recurso, a doação de área no Distrito Industrial e nivelamento do terreno, são oferecidos como formas de apoio. Atualmente no Distrito Industrial existem doze empresas gerando mais de 200 empregos onde já se percebe a necessidade de expansão.

Sobre o acordo que a empresa Vigas se compromete com a reforma de uma parte do calçamento no Distrito Industrial, orçada em cerca de R$ 60 mil, a Administração optou por suspender temporariamente a execução por perceber que o espaço como um todo está necessitando de infraestrutura, de uma providência mais ampla, em virtude dos caminhões pesados que transitam no local.

Liberação de pontos de água e energia elétrica
Volmir Dullius, em resposta ao Pedido de Informações do vereador José André Schmitt, informou que com contrato de compra e venda ou escritura em mãos, já é possível solicitar ponto de água e luz, inclusive em áreas de preservação permanente (APP), porém, é proibida a construção nesses locais.

Além desses assuntos, o Legislativo teve a oportunidade de tomar ciência acerca da atual situação dos convênios de saúde, das obras na Praça Dona Laura Azambuja, andamento da vacinação contra Covid-19, fiscalização no combate ao contágio por coronavírus, entre outros assuntos pertinentes.

Data de publicação: 22/04/2021