⠀⠀⠀⠀

O vereador Isidoro Weschenfelder (Progressistas) iniciou seu discurso na Casa Legislativa explanando a respeito das recorrentes cobranças que os vereadores vêm recebendo sobre estradas e saúde. Segundo o contador do Município, Márcio das Chagas, há uma previsão que este ano haverá um superávit de aproximadamente R$ 5 milhões. Nesse sentido, se for legalmente possível, Weschenfelder sugeriu o aumento no repasse financeiro ao Hospital São Gabriel Arcanjo para a contratação de um pediatra, com atendimento 24 horas, esclarecendo que há muitas queixas a respeito. “Se a gente vai ter uma arrecadação maior, a gente pode avaliar essa melhoria”, concluiu o vereador enfatizando a importância da recomendação.

Sobre as estradas municipais, comentou que se percebe uma movimentação podendo já ser notada manutenções, segundo o vereador, um trabalho significativo neste setor está sendo executado mediante a terceirização de maquinários. Diante do parecer do contador, acredita que o momento é oportuno para avaliar a possibilidade de investir em caminhões.

Parabenizou as colegas Maisa Siebenborn, Daiani Maria e Marni Ledur pela elaboração dos Projetos de Lei Nº 010 e 011. Os mesmos, respectivamente, tratam da divulgação na internet da lista de espera de munícipes que aguardam por consultas com especialidades, exames, internações cirúrgicas e outros procedimentos médicos na rede pública municipal e instituições conveniadas e, o segundo, que dispõe sobre a divulgação da relação dos medicamentos disponíveis e indisponíveis na rede pública municipal de saúde do município de Cruzeiro do Sul. Colocou que ambos viabilizarão transparência, trarão facilidade aos munícipes, além de oferecer melhorias significativas às pessoas diariamente.

Desejou sucesso ao empreendedor Gilnei dos Santos, da Salvador Comercial, que teve o Projeto de Lei Nº 139 aprovado pelo Poder Legislativo autorizando o Executivo na execução de serviços de terraplanagem ao empreendimento. Externou sua satisfação pelo fato de empresas terem interesse em empreender no Município, já que a ação traz empregos e impostos à cidade. Enfatizou que a estimativa de Santos é aumentar os empregos em 25%, em um curto período de tempo. Parabenizou a Administração Municipal pela proposta.

Falou sobre a Proposição apresentada por ele acerca da instalação de um bicicletário. Elogiou o idealizador da ideia, o professor universitário Paulo Gustavo Sehn, registrando que a ação já acontece na cidade de Estrela. Desejou que a sugestão seja implementada em Cruzeiro do Sul considerando que o investimento é baixo.

Prestou sua homenagem aos colonos e motoristas pela passagem do seu dia, parabenizando-os. Rematou sua fala homenageando os amigos em comemoração ao Dia do Amigo ”Quando a gente tem uma boa família e bons amigos, a gente tem tudo”.

Data de publicação: 26/07/2022