.

A vereadora Maisa Aparecida Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Casa Legislativa, primeiramente parabenizou a corte eleita para 8º ExpoCruzeiro e Festa do Aipim: Anna Laura Scheeren, Jenifer Schweigert e Karoline Schossler. Estendeu seu cumprimento às demais participantes elogiando os desfiles temático e o de passarela.

Parabenizou a Brigada Militar, a soldado Elizandra Schenkartczuk, a Administração Municipal, os educandários e os alunos da Jacob Sehn, Antonio Domingos Ciceri Filho, Anita Garibaldi, Escola Passo de Estrela, Vinte e Cinco de Julho e Itaipava Ramos pela formatura de 120 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência- Proerd. Ministrado pela instrutora Elizandra, o Proerd aborda aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência. “Não use drogas para ficar feliz, a felicidade não é uma droga”, destacou a legisladora.

Sobre sua reivindicação pedindo pavimentação na Rua da Pedreira com a Rua Silvestre Aloísio Siebenborn, expôs que é um anseio antigo dos moradores que sofrem com pó, buracos e barro concluindo que a ação promoverá maior conforto aos moradores. Registrou que os poderes municipais devem se empenhar para que todos os residentes urbanos sejam contemplados com pavimentação em suas ruas e que o asfalto avance de forma efetiva pelo interior da cidade.

Explanou a respeito do documento de sua autoria, onde pede que o cidadão que cometa atos de agressão ou maus tratos em animais seja obrigado a custear as despesas veterinárias que forem necessárias para a recuperação do animal. Destacou a importância da convivência harmônica com esses seres, acrescentando que merecem respeito e dedicação citando alguns dos benefícios promovidos por eles: afetividade, segurança, companhia, bem-estar, saúde, entre outros. Por não possuírem autonomia para buscarem os seus direitos, Maisa enfatizou que a única forma desses crimes serem evitados, é através do empenho da sociedade pedindo que denunciem. Falou do belo trabalho que está sendo realizado pela Associação Protetora de Animais de Cruzeiro do Sul (APACS) e parabenizou a associação e, em nome de Claudia Ghilardi e Bebinha Haenssgen, parabenizou todos os membros, bem como os voluntários que cuidam e abrigam animais abandonados ou em situações de maus tratos. Parabenizou a Policia Civil e a Brigada Militar que são parceiros da APACS em cumprimento da Lei. “Maus tratos e abandono é crime”, ressaltou Maisa.

Convidou os cruzeirenses para se envolverem na causa. As denúncias podem ser feitas na Delegacia de Polícia, na Central de Denúncias pelo telefone 0800 61 8080, pelo 181- Disque Denúncia, ou ainda, diretamente com os membros da APACS. Encerrou sua fala com a reflexão “Os humanos têm sua justiça, eles podem se defender, os animais não, vamos ser a voz deles”.

Data de publicação: 21/11/2022