⠀⠀⠀⠀⠀

A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Casa Legislativa, explanou sobre o pedido de sua autoria onde reivindica ao Executivo Municipal que proceda com o calçamento em frente às escolas que ainda não foram contempladas: 25 de Julho, São Felipe, São Miguel e no Projeto Saber Viver. Destacou a necessidade de investir no bem-estar dos munícipes acrescentando que pavimentações devem, cada vez mais, serem uma realidade em Cruzeiro do Sul.

Parabenizou a Administração Municipal, o colega vereador José André Schmitt (Progressistas) e a localidade de Linha Sítio pela obra de pavimentação asfáltica na área central da comunidade propiciando conforto à comunidade que está sem poeira, sem barro e sem buraco.

Sobre a Proposição solicitando melhorias na estrada da Boa Esperança Baixa, próximo à Escola Municipal Ensino Fundamental São Felipe, a vereadora colocou que além do patrolamento, abertura de valetas, colocação de material, é necessária a instalação de bueiros para o escoamento da água fluvial a fim de proteger a estrada mantendo-a em boas condições.

A legisladora parabenizou a Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (ACICS) e o Executivo Municipal pelo Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia das Crianças. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, parabenizando-as. Felicitou a Secretaria da Saúde e demais envolvidos pela promoção da Feira Municipal da Saúde. A ação aconteceu em 15 de outubro, no salão paroquial São Gabriel Arcanjo.

Externou sua satisfação pelo lançamento de mais um projeto turístico no Vale do Taquari, a construção da estátua da Nossa Senhora da Montanha. Podendo atingir uma altura de 50 m, a imagem será reproduzida no mirante da família Degasperi na Picada Serra, em Marques de Sousa. Local é situado à 465 metros de altitude em relação à altura do mar, a 4,5 km da BR-386, com uma visão de 360º, rodeado de cascatas e com visualização de 14 cidades. Acredita que Cruzeiro do Sul, com suas belezas, também deva entrar na rota do turismo recordando a criação de um cargo na Administração para desenvolver projetos nesta área, questionando quem está à frente do Turismo em Cruzeiro do Sul. Enfatizou que o momento é de considerar o turismo como uma forma de renda extra aos cruzeirenses. Recordou a Proposição de 2021, de sua autoria, solicitando a conclusão da escada que liga a Rua Bento Gonçalves à Casa do Morro. Indagou quando será finalizada enfatizando a importância da obra tanto para os turistas, bem como para os munícipes.

Sobre o 2º turno das Eleições 2022, enfatizou a democracia, direito importante dos cidadãos. Recordou o período de ditadura comentando o processo lento da redemocratização do Brasil mediante apoio de artistas, bancários, médicos, professores, sindicalistas, entre outras classes trabalhistas. Explanou sobre fatos históricos que levaram ao fim do regime militar no Brasil, em 1985. Por todo o histórico, a vereadora expôs que não deve-se retroceder, não devemos arriscar a democracia apoiando candidatos que aplaudem a ditadura e a tortura. Acrescentou que, segundo a Comissão Nacional da Verdade, a ditadura militar brasileira deixou 438 mortos, além de 210 desaparecidos, um período marcado pela ocorrência de graves violações aos direitos humanos. “Essa fase triste do Brasil não podemos mais viver, por isso temos que lembrar que a ditadura é ruim, a tortura é inadmissível”, destacou a vereadora concluindo sua manifestação colocando que “ditadura nunca mais, tortura nunca mais”.

Data de publicação: 25/10/2022